Câmara derruba projeto que previa aumento de vereadores | aRede
PUBLICIDADE

Câmara derruba projeto que previa aumento de vereadores

Discussão do Projeto de Emenda 04/2023 atraiu a população à Galeria, que se manifestou majoritariamente contrária a proposta

Sessão ordinária desta segunda-feira (1) derrubou projeto que buscava aumentar o número de vereadores
Sessão ordinária desta segunda-feira (1) derrubou projeto que buscava aumentar o número de vereadores -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) derrubou o Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal (LOM) 004/2023, que buscava aumentar de 19 para 23 o número de vereadores no município. A votação teve três votos favoráveis e 16 contrários.

A medida tinha como principal justificativa o argumento da representatividade política e se fosse aprovada não seria novidade para o município, visto que a Casa de Leis de Ponta Grossa já teve 23 vereadores, entre os anos de 2013 e 2019.

Entre os vereadores que eram contrários ao projeto, o principal argumento para a recusa era o de que aumentar o número de parlamentares representaria um custo maior para a Câmara. Dinheiro que, ao não ser usado pela Câmara, pode retornar aos cofres públicos. 

Izaías Salustiano pediu a retirada do próprio nome do Projeto de Emenda, que também era assinado por Jairton da Farmácia (UB), Léo Farmacêutico (PSD), Josi Kieras (PT) e Adriana Jamier (PL) - além de conter as assinaturas dos então vereadores Professor Careca (PSB) e Sargento Guiarone (PRTB).

Durante a discussão do projeto, a vereadora Missionária Adriana (PL) destacou que, ao perceber a manifestação contrária da população em relação ao aumento de parlamentares, também enfatizou que entendeu que este "não é o momento" para o aumento de cadeiras.

Apenas Celso Cieslak (Democracia Cristã), Ede Pimentel (PDT) e Josi do Coletivo (PT) foram favoráveis ao Projeto de Emenda.

Cartazes elaborados por membros do Partido Novo mostram rejeição ao projeto
Cartazes elaborados por membros do Partido Novo mostram rejeição ao projeto |  Foto: Guilherme Matavelli/aRede.
 

Membros do Partido Novo de Ponta Grossa elaboraram cartazes que evidenciavam o posicionamento contrário da sigla em relação ao projeto que aumenta o número de vereadores.

ACIPG PROPÕE REDUÇÃO DE VEREADORES - A  Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) propôs a redução do número de vereadores na Câmara Municipal de Ponta Grossa. A manifestação aconteceu justamente diante do Projeto de Emenda nº 004/2023.

Segundo o Ofício nº 029/2024, que é direcionado ao presidente da CMPG, Filipe Chociai (PSD), a Acipg defende “a redução do número de vereadores de 19 para 15”. Além disso, como já noticiado pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã – leia aqui, a entidade pede que seja realizado um plebiscito, garantindo “que a voz do povo seja ouvida e respeitada”, explica o documento.

Ainda, a Acipg indica uma possível “falta de transparência e participação popular” na discussão do Projeto de Emenda. “O processo de aprovação do aumento careceu de transparência e diálogo com a sociedade civil. A população não teve oportunidade de se manifestar de forma ampla e transparente”, argumenta a Associação.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE