Grupo aRede inicia entrevistas com pré-candidatos
Primeira participação é de Cesar Silvestri Filho, nesta sexta-feira (4), a partir das 16h; ex-prefeito de Guarapuava é liderança do PSDB.
Publicado: 03/02/2022, 18:15
Primeira participação é de Cesar Silvestri Filho, nesta sexta-feira (4), a partir das 16h; ex-prefeito de Guarapuava é liderança do PSDB
Com o intuito de ampliar o debate político sobre as eleições para governador(a), o Jornal da Manhã/Portal aRede iniciará nesta sexta-feira (4), a partir das 16h, entrevistas com os pré-candidatos ao Governo do Estado. Até o momento, quatro nomes anunciaram que devem disputar as eleições deste ano: Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) – tentará a reeleição; Cesar Silvestri Filho (PSDB), Filipe Barros (PSL) e Roberto Requião (sem partido). Os bate-papos acontecerão dentro do programa ‘Política na Rede’, comandado pelo jornalista Afonso Verner, e devem ocorrer nos próximos meses.
O primeiro pré-candidato a confirmar a entrevista foi o ex-prefeito de Guarapuava (PR), Cesar Silvestri Filho. Recentemente, ele deixou a liderança estadual do Podemos, se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira, com o apoio do ex-governador Beto Richa e do presidenciável João Doria, e anunciou sua pré-candidatura. A entrevista dele será nesta sexta-feira (4), a partir das 16h. Sobre essa iniciativa do Jornal da Manhã/Portal aRede, Cesar parabenizou a equipe de jornalismo e agradeceu a oportunidade de discutir o futuro do Paraná.
“A iniciativa do Portal aRede, em ouvir os pré-candidatos a governador, é excepcional para a política do Estado neste momento, onde as atuações ainda estão muito voltadas ao cenário nacional, e é muito importante que veículos de comunicação com credibilidade comecem a pautar no dia a dia da população o processo eleitoral que nós teremos aqui. Com as relevâncias dos temas estaduais, importantes para a população, e eu fico muito contente em poder contribuir, participando ativamente como pré-candidato e conversando com a população junto aos leitores do Portal aRede”, ressaltou.
Próximos convidados
O segundo pré-candidato que já confirmou a sua participação para 11 de fevereiro, também às 16h, é o ex-governador do Paraná, Roberto Requião (sem partido). Com o provável apoio do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele tenta voltar a comandar o Estado. A liderança tem buscado alianças com partidos de esquerda, buscando fortalecer a sua pré-candidatura. Em 2021, ele acabou saindo do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por entender que o partido estava tendo iniciativas ‘bolsonaristas’.
O terceiro pré-candidato é o atual governador do Paraná, Ratinho Junior. A atual liderança do Estado venceu as eleições de 2018 no primeiro turno, com 3.210.712 votos, sendo o segundo governador mais novo a assumir o Paraná, e também deverá participar dos bate-papos promovidos pelo Jornal da Manhã/Portal aRede. O último pré-candidato que participará das entrevistas será o deputado federal, Filipe Barros. O bate-papo deverá acontecer em 25 de fevereiro, também às 16h. O parlamentar poderá receber o apoio do atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL).
Eleições 2022
O calendário do processo eleitoral já foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno acontecerá em 2 de outubro e o segundo, se ocorrer, será em 30 de outubro. Sobre a possibilidade de ampliar o debate sobre a política estadual, o diretor do Jornal da Manhã/Portal aRede, Eloir Rodrigues, afirma que a iniciativa permite ampliar o canal democrático do processo eleitoral, e reforça o papel social do grupo de comunicação.
“Essa é uma iniciativa que visa a criar um canal democrático para que os pré-candidatos possam se apresentar à população, defender seus pontos de vista e seus projetos para o nosso Estado. Com esse debate de ideias esperamos contribuir para o processo eleitoral, permitindo que os eleitores conheçam melhor aqueles que se propõem a comandar o Paraná no decorrer dos próximos dias. É nosso papel, enquanto grupo de comunicação, prestar esse serviço aos leitores e seguidores de nossos veículos e canais, zelando sempre pela ética e isenção que são valores primordiais do bom jornalismo”, destaca.