Unimed PG desenvolve a inovação com equipe multidisciplinar
A inovação tem valor estratégico dentro da Unimed Ponta Grossa, detalhada dentro de seu planejamento estratégico e com um plano de ação definido
Publicado: 23/10/2025, 18:42

Cooperativa da área da saúde, a Unimed Ponta Grossa é uma referência nos Campos Gerais quando se fala em inovação interna. O movimento de inovação dentro da Unimed Ponta Grossa iniciou em 2017 e, em 2020, passou a integrar os valores da cooperativa – hoje, em seu planejamento estratégico, a Unimed Ponta Grossa tem a inovação como um de seus princípios, contando com uma equipe específica nessa área. Todo esse trabalho conquistou o reconhecimento da Unimed do Brasil, sendo a cidade escolhida para sediar um dos encontros nacionais de inovação da cooperativa nesse ano, o ‘i9 — Inovação em Saúde’.
Gizeli de Paula Oliveira, Líder de Inovação na Unimed Ponta Grossa, explica que além da esquipe de inovação, a cooperativa possui um time multidisciplinar, focado em ações para disseminar a cultura da inovação junto aos colaboradores. “Atuamos de forma transversal na cooperativa, tanto em projetos administrativos como também em projetos com os nossos recursos próprios”, detalha ela. Um dos destaques são os squads, times multidisciplinares, de diversos setores, que se reúnem para trabalhar em dores e desafios que a cooperativa enfrenta, que recebem ‘padrinhos’ e ‘mentores’, para validar as soluções desenvolvidas.
Outro diferencial da cooperativa é o ‘plano de ação’ da inovação, criado para nortear as ações, projetos e iniciativas a serem conduzidas dentro da cooperativa. “Isso foi um marco para nós, porque a partir dele, definimos quais serão os caminhos que nós vamos trilhar com inovação dentro da cooperativa, quais projetos que vamos trabalhar, em quais iniciativas vamos atuar. E partir disso, quais as metodologias e ferramentas a poderemos proporcionar para os nossos colaboradores nos projetos”, acrescenta.
Com o avanço da Inteligência Artificial, a cooperativa também já desenvolveu uma política de uso interno da IA, priorizando a segurança também com a LGPD, em um ambiente que segue pujante. “Temos alguns projetos mapeados no horizonte de inovação; vamos colocar execução esses projetos e resgatar seus resultados. E também fortalecer o portfólio de serviços e de novos produtos: é fortalecer esse mercado, voltado para a área da saúde, com soluções que criamos e validamos internamente com muita excelência dentro do que fazemos, sempre mantendo esse foco, de excelência no cuidado”, conclui.





















