TransPrimo movimenta a economia do Sul e Sudeste brasileiro
Com uma frota de 250 caminhões, empresa de Ponta Grossa roda mais de 65 mil quilômetros por dia, ou o equivalente a uma volta e meia no planeta a cada 24 horas
Publicado: 21/10/2025, 18:24

Uma das maiores empresas do setor de transporte de Ponta Grossa é a TransPrimo. Com 55 anos de história, conta com uma frota de mais de 250 caminhões, que todo ano, rodam 24 milhões de quilômetros – ou o equivalente a 600 voltas no Planeta Terra pela linha do Equador – gerando mais de 250 vagas de forma direta e mais de 500 indiretamente. Embora seja paranaense, seu maior mercado é em São Paulo, sendo a principal transportadora da empresa que mais exporta açúcar no mundo.
A empresa foi fundada pelos primos Atílio Moro Conche e Domingos Leonel Schoenberger, com um caminhão FNM. “Foi quando o Brasil começava a ter mais rodovias pavimentadas, começava o ‘milagre econômico’, e o transporte começou a expandir. E hoje a TransPrimo está presente em toda a região Sul, no Sudeste e atende também o Centro-Oeste e Nordeste. É um crescimento sustentável idealizado por esses dois sonhadores, que com o trabalho, os sonhos se tornaram realidade”, destaca Edis Moro Conche, mais conhecido simplesmente por ‘Edinho Moro’, diretor da empresa.
Além de atender a Coopersucar, há mais de 20 anos, sendo segundo ele, a ‘número um tanto na eficiência quando na qualidade e na quantidade’, a TransPrimo também tem forte atuação nos Campos Gerais, atendendo a multinacionais. “Um cliente muito especial, com quem aprendemos muito, em termos de organização e qualidade, é a Tetra Pak. Hoje temos orgulho de poder ser um fornecedor da Tetra, onde o nível de exigência é altíssimo, o que fez com que nos profissionalizássemos ainda mais com essa experiência, conseguindo melhores resultados inclusive com outros clientes”, destaca.
Um dos diferenciais da empresa, que contribui com a expansão do polo logístico de Ponta Grossa, é apostar na inovação. “Nós estamos testando o primeiro caminhão rodotrem para o transporte de açúcar a granel movido a biometano”, antecipou Edinho. Os cuidados com a atualização de frota também conferiram à TransPrimo o reconhecimento do Prêmio Despoluir. “Como transportadora de grande porte, tivemos êxito de ser a número 1 do Paraná em menos emissão de CO2”, concluiu.