Operário encerra com empate a sua melhor campanha na Série B
Em partida disputada com os portões fechados em Alagoas, contra o CRB, o Fantasma empatou em 1x1, encerrando a melhor campanha de sua história na Série B do Brasileiro
Publicado: 24/11/2024, 18:13
O Operário Ferroviário Esporte Clube encerrou sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 com um empate, consolidando o melhor desempenho de sua história na segunda divisão do principal campeonato de futebol nacional. Em partida, disputada a partir das 16 horas deste domingo no Estádio Rei Pelé, em Alagoas, o Fantasma empatou em 1X1, encerrando o torneio com 58 pontos, na sétima colocação. Até então, a melhor campanha do Operário na Série B foi em 2020, quando terminou a campanha com 57 pontos, na oitava posição, com 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas.
A partida foi disputada sem público, com os portões fechados, após uma recomendação do Ministério Público e da Polícia, que foi oficializada pelo STJD. Na partida de despedida do técnico Rafael Guanaes, o Operário entrou em campo com Rafael Santos no gol e os jogadores de linha Santiago Ocampos, Allan Godoi, Willian Machado, Índio, Guilherme Borech, Nathan Fogaça, Gabriel Feliciano, Filipe Claudino, Pedro Lucas e Maxwell.
A PARTIDA - Operário começou com maior domínio de bola, com maior toque. Porém, a primeira grande chance foi do CRB, aos 4 minutos, com Léo Pereira, mas o assistente marcou impedimento. Aos sete minutos foi a vez do Operário realizar sua primeira finalização, com um forte chute, que parou nas mãos do goleiro Vitor Caetano. Aos 13 minutos, outra jogada semelhante: Filipe Claudino arriscou um chute de fora da área, passando perto do gol. Três minutos depois, Maxwell cai na área, mas o árbitro apenas marca escanteio.
A primeira grande chance do Operário aconteceu aos 23 minutos, com Maxwell: o atacante arrancou, se livrou da marcação e chutou rasteiro, já de dentro da área, restando ao goleiro do CRB fazer uma grande defesa. Cinco minutos depois foi Gabriel, que ficou cara a cara com o goleiro Vitor Caetano, que impediu o gol. A partida seguiu equilibrada e o árbitro encerrou o primeiro tempo aos 46 minutos.
A partida recomeçou com os times mais agressivos, chegando mais ao ataque, com mais perigo. Aos 4 minutos, Maxwell arriscou um forte chute, que passou perto do gol, rasteiro, enquanto que aos 7 minutos, uma bela cabeçada de Nathan Fogaça, de dentro da área, terminou um uma grande defesa do goleiro do time da casa.
Entretanto, o primeiro gol foi anotado pelo CRB: aos 10 minutos, em uma falha da saída do goleiro Rafael Santos, Rodriguinho pega a bola, avança e arrisca um chute rasteiro, balançando as redes. 1X0 para o time da casa. Mas a alegria durou pouco: o Operário apresentou uma forte reação e três minutos depois, exatamente aos 13 minutos, Santiago Ocampos recebeu a bola e passou para Maxwell, que estava bem posicionado e chutou forte, no canto esquerdo do gol. E ficou tudo igual no placar.
Aos 20 minutos a partida foi interrompida por uma invasão de um cão no gramado. Ele foi retirado por um jogador do time da casa. A parada foi aproveitada pelos times para fazer substituições: o artilheiro do Fantasma, Maxwell, foi sacado para entrar Rafael Oller; e Ocampos saiu para entrar João Gabriel. Já pelo CRB ocorreu a última substituição, com Lucas Kallyel entrando no lugar de Rômulo.
Aos 27 outra grande chance do Operário: Rafael Oller recebeu sozinho, no canto direito da área, e chutou colocado: a bola encobriu o goleiro e estourou no travessão. Na sequência aconteceram as outras três substituições pelo Operário: entraram Daniel, Dudu Mosconi e Zé Pagliarini.
Já perto do fim, aos 42, saiu um gol do CRB, com Rafael Bilu, mas foi anulado: o árbitro tinha marcado falta na jogada anterior. Ao término do tempo regulamentar, subiu a placa de quatro minutos. A última chance veio aos 48 minutos, uma falta de fora da área, a favor do CRB: Kallyel chutou e o goleiro Rafael Santos defendeu, com segurança. Aos 49m06s o árbitro apitou, encerrando a temporada para ambas as equipes.
CAMPANHA - Dessa forma, o Fantasma encerra a sua participação com 58 pontos na Série B 2024, após uma campanha com 16 vitórias, 10 empates e 12 derrotas, com dois gols de saldo. O clube termina na sétima colocação, também seu melhor ranqueamento na Série B. Cabe destacar que tanto o Operário quanto o CRB seguem na Série B em 2025.