BlaBlaCar mantém operação normal no Paraná após adiamento de julgamento | aRede
PUBLICIDADE

BlaBlaCar mantém operação normal no Paraná após adiamento de julgamento

Julgamento que já tinha placar favorável à empresa (1x0) foi adiado, e as caronas continuam funcionando normalmente durante todo o final de ano

Com a decisão, a empresa segue operando normalmente no estado, garantindo as caronas para os usuários paranaenses durante as festas de fim de ano
Com a decisão, a empresa segue operando normalmente no estado, garantindo as caronas para os usuários paranaenses durante as festas de fim de ano -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em sessão realizada nesta terça-feira (25), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) decidiu adiar o julgamento que poderia suspender a operação das caronas intermediadas pela BlaBlaCar no estado. A ação foi movida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FEPASC) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná (RODOPAR).

O relator do processo, desembargador Evandro Portugal, abriu a votação reconhecendo a legalidade do modelo de caronas da BlaBlaCar, em operação no estado há uma década. Por essa razão, entendeu não haver urgência que justificasse a suspensão liminar das atividades no Paraná. Na sequência, o desembargador Luiz Taro Oyama pediu vista, interrompendo a sessão. O Tribunal prevê retomar o julgamento em 24 de fevereiro de 2026.

Com a decisão, a empresa segue operando normalmente no estado, garantindo as caronas para os usuários paranaenses durante as festas de fim de ano. Hoje, a BlaBlaCar conta com 2,2 milhões de usuários cadastrados no Paraná, que, só neste ano, já realizaram mais de 1 milhão de viagens de carona ou de ônibus pela plataforma.

A BlaBlaCar é líder global em viagens compartilhadas, com mais de 110 milhões de membros em 21 países, incluindo mais de 20 milhões no Brasil. Por meio de tecnologia, a plataforma ajuda a otimizar as viagens nas estradas, preenchendo assentos que de outra forma viajariam vazios, permitindo que condutores que já fariam um trajeto compartilhem seus custos com outros passageiros.

Em uma viagem com a BlaBlaCar, as pessoas compartilham somente os custos específicos daquela viagem, como combustível e pedágios, sempre dentro dos limites estabelecidos pela plataforma. Esses limites são calculados com base na divisão dos custos entre até quatro passageiros por viagem. Qualquer violação dessas regras resulta na suspensão do usuário, conforme descrito nos Termos e Condições aceitos por todos ao se cadastrarem.

Além da atividade de carona, a BlaBlaCar apoia ativamente o setor de ônibus e não é um concorrente dele. Pelo contrário, ela oferece a única solução de viagem multimodal no Brasil, permitindo que os membros combinem caronas e viagens de ônibus. Atualmente, a plataforma tem parceria com mais de 210 empresas de ônibus em todo o país, incluindo 22 no Paraná, impulsionando a transformação digital no setor de transporte. 

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right