Flávia Francischini irá realizar palestra sobre o autismo em Ivaí
O evento está marcado para as 19 horas do dia 27, na Câmara Municipal, localizada na rua Dr. Ferreira Correia, 372, no Centro
Publicado: 26/11/2025, 17:38

A deputada estadual Flávia Francischini (União) estará em Ivaí, nesta quinta-feira (27), para ministrar palestra sobre o autismo. Flávia é mãe de um adolescente autista de 15 anos. O evento está marcado para as 19 horas do dia 27, na Câmara Municipal, localizada na rua Dr. Ferreira Correia, 372, no Centro.
A palestra “Acordei mãe de um adolescente autista, e agora?” já passou por cidades de todas as regiões do Paraná. O objetivo desses eventos é reunir famílias atípicas, levar informações sobre a legislação estadual que garante o direito dos autistas e seus familiares, além de compartilhar informações com outras famílias que enfrentam os mesmos desafios que o autismo impõe.
A deputada, primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), carrega a bandeira do autismo desde o início da sua vida pública. “Eu costumo dizer que foi o autismo que me levou para a vida pública. Quando eu percebi que muitas outras famílias atípicas ainda precisavam de acolhimento, informação e acesso ao diagnóstico e às terapias eu entendi qual seria a minha principal missão na vida pública”, comentou a deputada.
Em 2024, a Alep aprovou o Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A lei é inovadora não só no Brasil, mas em toda a América Latina porque garante o direito dos autistas e também o acesso dos familiares que convivem com ele às terapias necessárias. “O nosso Código complementa a Lei Federal Berenice Piana, que veio para reconhecer e garantir o direito dos autistas. Aqui no Paraná, nenhuma família fica sem assistência, todos têm direito à terapias. Quem é mãe, pai, irmão, filho ou cônjuge de um autista sabe que esse caminho não é fácil. Por isso a necessidade de equilíbrio e tratamento também”, conclui Flávia.
As palestras da deputada também promovem momentos de interação com as mães e familiares de autistas para que a troca de experiências seja um momento de crescimento e acolhimento para todos.
Com informações da assessoria de imprensa.





















