Botequim alia tradição e sabor em ambiente único
Instalado em um histórico imóvel no Centro de Ponta Grossa, o Botequim Original tem um ambiente nostalgicamente decorado e petiscos premiados
Publicado: 22/12/2025, 17:10

O Botequim Original da XV é um dos mais conhecidos estabelecimentos do setor gastronômico de Ponta Grossa. Instalado no ano de 2005 em imóvel histórico na Rua XV, uma das principais ruas do centro histórico da cidade, esquina com a Rua Augusto Ribas (anteriormente chamada de ‘Rua das Tropas’), o Botequim se tornou um grande ponto de encontro que reúne quem gosta de um bom boteco, com chope gelado, comida boa e música ao vivo. E sem falar no ambiente, que é uma atração à parte.
O prato ‘queridinho’ da casa é a ‘Carne de Onça’, uma carne fresca bem temperada que é um prato típico da capital paranaense, e que começou a ser vendido em Ponta Grossa justamente pelo Botequim. “Fomos pioneiros em trazer a Carne de Onça a Ponta Grossa, que é um prato típico de Curitiba, que tem descendência alemã, tem história alemã, mas ficou famosa Curitiba. Fomos os primeiros a introduzir esse prato aqui em Ponta Grossa, que no verão sai muito”, explica Jovercindo Pereira Filho, fundador e proprietário do estabelecimento.
GALERIA DE FOTOS
Além da tradicionalíssima Carne de Onça, o Botequim tem em seu cardápio alguns bolinhos que são uma verdadeira experiência gastronômica. A começar pelo bolinho de Bacalhau, que já foi premiado e é considerado o carro-chefe da casa. Outros bolinhos muito pedidos pelos clientes são o ‘Caipira’, feito com massa de linguiça, e o ‘Bolinho da Seca, feito de mandioca e carne seca. Outra iguaria, já de outra etnia, é o Bitterballen, de origem holandesa e sabor único.
Para quem quiser degustar diversos desses pratos da casa, o Botequim também conta com o rodízio de petiscos, muito famoso na casa, realizado de terça a quinta. Com ele, ao pagar um valor fixo, o cliente experimenta um pouco de cada petisco, fazendo a sua avaliação dos quais são melhores, e também diversificando o seu paladar com grande variedade de sabores, incluindo pastéis e escondidinhos. Também é muito famosa a feijoada, servida aos sábados, com muitas guarnições e sobremesa.
“Toda a comida, como nossas porções e nossos petiscos, é bem elogiada. Nós temos cozinheiras que estão conosco há muito tempo, e temos uma encarregada que cuida da feijoada. Toda equipe nossa é fantástica, com uma cozinha bem dedicada, então nossos pratos são bem elogiados”, reforça o empresário, lembrando que para quem curte esportes, nas quartas de jogos tem futebol no telão.
As iguarias ficam ainda mais saborosas em boa companhia e com música ao vivo, que quase sempre está presente, com destaque nas quintas e sábados. Embora haja a prioridade de músicos de Ponta Grossa, também há a presença dos de outras cidades, inclusive de Curitiba, com estilos que variam entre rock, MPB e pop rock nacional e internacional. Já na feijoada, a prioridade é o samba de época e o chorinho. “E nós temos um cuidado, porque o cliente nosso costuma vir para o bar, mas ele quer que a música não ultrapasse a conversa, entendeu? É um bar de confraternização, de diálogo”, pondera.
E sem falar que o ambiente conta toda uma história e carrega o cliente para o passado, afinal, é um local inspirado nos bares da década de 1920 e 1930, muito presente na Europa e outros países latinos. Uma dessas características é o piso de ladrilho hidráulico, em aspecto de tabuleiro, trazido de São Paulo. Inúmeros móveis e objetos contam um pouco da história de Ponta Grossa. “Os armários eram da antiga Casa Romano; a caixa registradora era da Casas Reunidas; os barris de chope da Antarctica. Nós temos até uma camiseta autografada pelo Ademir da Guia, que é um ídolo do Palmeiras, que teve aqui no bar”.
Todos esses atrativos tornaram o Botequim mais que um boteco. “O Botequim, sem falsa modéstia, virou uma referência em nossa cidade. Hoje é uma atração. Considero que o Botequim se tornou uma atração turística de Ponta Grossa, pela preservação do imóvel, por esse resgate do nome da Original, que é a nossa única cerveja genuinamente ponta-grossense”, diz o empresário. “As pessoas de fora vêm em busca do bar Original, do Botequim Original, e se encantam com a beleza do imóvel e o cuidado de manter as peças decorativas internas, que remetem à história do comércio da cidade”, acrescenta.
O NOME
O Botequim leva em seu nome a palavra ‘Original’ em homenagem à cerveja ponta-grossense que ganhou o coração dos brasileiros. A cerveja ‘Original’ começou a ser produzida em 1928 pela Companhia Cervejeira Adriática, instalada entre a rua Coronel Cláudio e a avenida Vicente Machado (hoje Centro Empresarial Antártica). A cervejaria foi adquirida em 1945 pela Companhia Antarctica Paulista, que preservou a marca, mesmo com a transição para a Ambev, e que segue vendida até hoje em território nacional. “Uma homenagem à mais famosa cerveja originalmente ponta-grossense!”, descreve o estabelecimento em seu cardápio.
O IMÓVEL
O imóvel onde está instalado o Botequim da XV foi tombado em 2001 pelo Município e tem rica história sociocultural. Sua construção foi realizada antes dos anos de 1920, servindo de residência de Theóphilo Alves Cunha, membro de tradicional família princesina. Ele foi industrial, comerciante, fazendeiro, presidente do Conselho Consultivo Municipal e vereador. Depois, se transformou em uma alfaiataria, fábrica de malhas e comércio, antes de abrigar o Botequim, inaugurado em 2005.
SERVIÇO
Botequim Original
Endereço: Rua XV de Novembro, 492, Centro. Ponta Grossa, PR
Contato: (42) 99945 - 2887
Horários: Seg a Sex das 17h à 0h
Sábado das 11h30 à 0h






























