Fadel busca viabilizar projetos estruturantes para os Campos Gerais
Industrialização gera emprego e renda para a região e agrega valor ao produto paranaense
Publicado: 28/05/2024, 05:30
As obras de infraestrutura e mobilidade essenciais para o desenvolvimento agroindustrial dos Campos Gerais foram o tema da reunião do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) e da diretoria da Castrolanda com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nesta segunda-feira (27).
Uma das solicitações apresentadas ao governador foi a construção do Contorno Sul de Castro, desviando o tráfego pesado da área urbana do município. “Um pré-projeto dessa obra já foi feito. Vamos resgatar essa proposta e em parceria com a Castrolanda atualizá-la para que o Governo do Estado possa dar início aos trâmites para realizar mais essa importante obra”, afirma Fadel.
A nova rodovia faria a ligação entre as PRs 151 e 340 e a nova estrada para o Socavão. Também foram entregues ao governador projetos para readequação de acessos rodoviários. As propostas complementam as obras já iniciadas pelo Governo do Estado, como a construção do Contorno Norte e a pavimentação da Avenida do Leite, ambas em execução.
A instalação de um parque tecnológico e de novos projetos para a produção de ovinos também terão o apoio do estado. “Estamos trabalhando em um grande projeto que vai atender toda a região dos Campos Gerais, desde apoio técnico ao produtor, qualificação profissional e melhorias na infraestrutura e logística para facilitar o escoamento da produção”, destaca o parlamentar.
A especialização que fez de Castro a maior bacia leiteira do país, agora é aplicada na industrialização do que é produzido em toda a região, agregando valor ao produto paranaense. “Este é um investimento importante que fomenta a geração de emprego, sobretudo na região de Castro, fortalece a agricultura familiar e consolida o papel do Paraná como este supermercado do mundo, processando o produto e agregando valor a ele“, disse o governador.
INVESTIMENTO - Durante o encontro, foi anunciada a ampliação da unidade industrial de Castro do grupo Unium, que reúne a Castrolanda, a Frísia e Capal. As novas instalações serão destinadas para a produção de leite em pó aumentando a capacidade de processamento em 1 milhão de litros de leite por dia.
A Unium registra um crescimento médio anual de 8% a 10% e se prepara para o futuro. “Nós temos o desafio de estar ampliando nossas indústrias para a gente poder proteger o nosso produtor das dificuldades de mercado e garantir a ele a tranquilidade de estar produzindo o leite, para que ele se preocupe só com o seu negócio”, destacou Willen Bouwman, presidente da Castrolanda.
Em 2023, o grupo Unium ultrapassou a marca de 1 bilhão de litros de leite captados no ano, sendo o segundo maior produtor do Brasil.