Aliel aponta novos avanços em projeto da Transbrasiliana
Projeto referente à pavimentação do trecho da BR-153 que corta os Campos Gerais foi incluído no PAC. Deputado reforça que existe um compromisso do Governo Federal com a obra
Publicado: 25/09/2023, 21:07
O projeto para pavimentação da rodovia Transbrasiliana, no trecho que corta as regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná, deve ser viabilizado no decorrer dos próximos meses. Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o deputado federal Aliel Machado (PV) detalhou todo o processo burocrático necessário para que a obra saia do papel.
Em abril deste ano, o parlamentar intermediou uma reunião entre os prefeitos da região, o ministro dos Transportes, Renan Filho e o presidente do DNIT, Fabrício Galvão, para tratar do tema. “É uma pavimentação de mais de 60 quilômetros, que exige licenças ambientais, projeto estrutural e de recursos para conclusão. Nesse novo governo, observamos que não havia sequer a liberação do estudo de viabilidade técnica e ambiental, que é o primeiro passo. A realização desse estudo foi autorizada pelo Ministério dos Transportes”, explicou.
Aliel relembrou que a iniciativa foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve promover uma série de investimentos no Paraná e em todo o país. “Incluímos no PAC o projeto estrutural, que determinará o traçado da obra, o tipo de solo existente no local, o tipo de material que será utilizado, e outros detalhes importantes. Essa iniciativa custará alguns milhões de reais. A partir desse projeto, há o compromisso do ministro Renan para a execução. Hoje, não é possível colocar realizar uma obra sem o projeto. É necessário passar por todas essas etapas. Passando isso, a execução será feita através da Itaipu ou pelo próprio Ministério”, disse.
Demanda é antiga
A busca por melhorias no trecho da Transbrasiliana entre Tibagi, Imbituva e Ipiranga é uma demanda que se arrasta por décadas. Neste sentido, o deputado falou sobre a demora na execução. “O governo anterior do presidente Lula realizou o trecho entre Ventania e Tibagi. O trabalho tem de ser feito por etapas. Após isso, houve somente promessas. O ex-ministro da última gestão chegou a vir ao Paraná para anunciar a obra, sem nem o estudo de viabilidade estar pronto”, lamentou.
O parlamentar ainda falou sobre a necessidade de investimentos pesados na região. “Ao longo dos últimos anos, não tivemos nenhuma obra do governo federal que não fosse viabilizada por meio de alguma emenda parlamentar de algum deputado. Nossa região foi esquecida nos últimos seis ou sete anos. É preciso um investimento pesado”, reforçou.
Trechos devem ser federalizados
O deputado ainda mencionou dois trechos de estradas que carecem de atenção na região dos Campos Gerais. Entre eles estão o trecho urbano da BR-153, que corta Imbituva; e a rodovia Transboiadeira, entre Ipiranga e Ivaí. Atualmente, existem movimentos para que os trechos voltem a ser responsabilidade do Governo Federal.
“Nós temos trechos que, por equívoco de decisão política, foram municipalizados, como é o caso de Imbituva. São trechos de estrada que a responsabilidade de manutenção ficou à cargo dos municípios. Porém, o fluxo de veículos é muito intenso e é impossível dar conta. No caso da Transboiadeira, a responsabilidade hoje é do governo estadual e o trecho está abandonado. Ivaí e Ipiranga acabam tendo que realizar a manutenção. Se o Estado não dá prioridade, ele que solicite a federalização. O ministro me disse que não pode nem pautar essa questão, por conta de tudo isso. É uma situação mais complexa”, explicou Aliel.