Classe em Campo Largo transforma jornal falado em noticiário escrito
Proposta que trouxe ampla engajamento jornalístico do quarto ano da Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi contou com protagonismo dos alunos, uso das tecnologias e gosto pela investigação jornalística
Publicado: 04/09/2025, 08:46
O quarto ano da Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, em Campo Largo, da professora Nadhine de Cássia Fister Goes, desenvolveu um trabalho e experiência especiais: transformar um jornal falado em textos escritos. A docente comenta os principais tópicos da proposta.
“Durante a atividade, a turma pôde exercitar escrita, leitura e digitação no computador, unindo aprendizagem e criatividade de forma prática e colaborativa. Além disso, os alunos aprenderam a inserir fotos no jornal, deixando as produções mais completas e atrativas. A professora, por sua vez, ficou responsável pela edição da capa, garantindo um acabamento cuidadoso para o material”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Segundo Nadhine, o resultado o trabalho foi um conjunto de reportagens que registram as falas do jornal falado, revelando o empenho, a curiosidade e o entusiasmo dos estudantes em aprender de um jeito dinâmico, divertido e participativo.
“O projeto também destacou a importância do trabalho em equipe e do uso responsável das tecnologias. Mais do que isso, a experiência despertou entre os alunos o gosto pela investigação jornalística, incentivando a curiosidade, a formulação de perguntas, a checagem de informações e a produção de conteúdos originais”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi clicando aqui.