Folclore brasileiro tem estudo, videoaula e criação de podcast em Rebouças
Proposta que contou com produção do Vamos Ler sobre o tema, contou com ações no quinto ano da Escola Joanita Ayub Pereira que valorizaram raízes e cultura nacional de forma abrangente
Publicado: 01/09/2025, 10:00
O quinto ano da Escola Municipal Joanita Ayub Pereira, em Rebouças, da professora Samara Tais Lakonski, desenvolveu uma série de atividades sobre o folclore brasileiro. A docente comenta o trabalho que teve como objetivo valorizar a cultura popular, estimular a criatividade e promover a integração entre leitura, escrita e oralidade, com auxílio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema.
“O trabalho iniciou-se com uma roda de conversa, onde os alunos debateram sobre o que é o folclore e quais os personagens e lendas fazem parte dessa cultura. Os alunos compartilharam seus conhecimentos prévios, mencionando lendas como o Saci, a Iara, a Cuca, o Curupira, a Mula sem Cabeça, entre outros, onde relataram histórias contadas por familiares, despertando a curiosidade”, aponta a educadora.
Na sequência, os alunos realizaram a leitura de textos informativos e narrativos sobre o tema, além da exibição da videoaula do Vamos Ler sobre a riqueza do folclore nacional, com abordagem do conceito e manifestações folclóricas brasileiras. Samara pontua que os alunos puderam compreender que o folclore não se resume apenas em lendas, mas também em músicas, festas, danças, comidas típicas e brincadeiras.
GALERIA DE FOTOS
“Com base nos estudos, os alunos desenvolveram o Podcast do Folclore, onde produziram e ensaiaram dramatizações, narrando histórias do folclore, seguido das apresentações, um momento de grande entusiasmo. Houve risadas e muita criatividade”, complementa a professora.
Para fechar, a docente cita que os alunos finalizaram com a produção de textos diversificados, possibilitando que registrassem o que aprenderam, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e a valorização das tradições culturais. “Com essa atividade, os alunos aprenderam de forma lúdica e significativa, desenvolvendo com entusiasmo e dedicação, não apenas a leitura e a escrita, mas também a valorização da cultura popular brasileira”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Joanita Ayub Pereira clicando aqui.