Vamos Ler e Tetra Pak auxiliam em aula de Irati sobre consumo consciente
Videoaula da parceria e integração com outro projeto, focando nas mudanças climáticas, permitiram que quarto ano C da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo refletisse sobre os impactos humanos causados no planeta
Publicado: 14/08/2025, 07:49

O quarto ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, do professor Pablo Jonathan Prado, desenvolveu uma atividade no dia 7 de agosto, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Tetra Pak sobre o consumo consciente. O docente destaca que a proposta envolveu outro projeto, Campo Limpo, foi aplicado em sala e a atividade integrou as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, bem como aspectos artísticos.
“A ação teve início com a exibição da videoaula citada anteriormente, a qual serviu como ponto norteador para entrar na discussão acerca das mudanças climáticas. Após esse momento, foi realizada uma discussão acerca do impacto do consumo e da utilização desenfreada dos recursos naturais do planeta Terra. Depois, foi exibido outro vídeo, tratando especificamente acerca das mudanças climáticas”, aponta o educador.
GALERIA DE FOTOS
Após essa etapa, relata Pablo, foi realizado um debate mais profundo visando compreender a relação entre o consumo desenfreado, as mudanças climáticas e como o consumo consciente pode, de alguma forma, minimizar os impactos do aquecimento global. Ainda, foi ressaltado que os recursos disponíveis para a utilização no planeta se esgotaram antes do final do ano, em uma velocidade maior do que a Terra pode se regenerar.
“A discussão foi bastante interessante e muitos estudantes demonstraram consciência ambiental dos contextos de casa. Em seguida, foi proposta uma atividade, de modo a integrar os assuntos de Língua Portuguesa e Geografia. Diante disso, eles tiveram que fazer um desenho comparando e relacionando o impacto do consumo nas mudanças do clima”, complementa o professor, que ainda cita uma história em quadrinhos produzida pelos alunos para o outro projeto.
Finalizando, o docente avalia uma atividade bastante positiva, integrando saberes geográficos, artístico e de Língua Portuguesa. “Dessa forma, foi possível desenvolver ainda mais a consciência de que as mudanças climáticas estão diretamente relacionadas à produção e consumo desenfreado no sistema capitalista. Nesse sentido, ao adotar um consumo consciente, é possível minimizar os impactos negativos na natureza e promover uma vida melhor”, conclui o educador.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.