Teatro aborda questões raciais e de igualdade em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Teatro aborda questões raciais e de igualdade em Castro

Apresentação autônoma feita por turmas da Escola do Campo Professor Benedito Roque Campos Leal, de personagens e a figurinos colocou questões importantes e reflexivas

Alunos protagonizaram ações de ponta a ponta
Alunos protagonizaram ações de ponta a ponta -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As classes de quarto e terceiro anos da Escola Municipal do Campo Professor Benedito Roque Campos Leal, em Castro, da professora Silmara de Jesus Carneiro, desenvolveram um projeto chamado ‘Meu Boneco Querido’ com objetivo de marcar a importâncias das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país, além dos avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.

“A partir do convite para representar a Comunidade Quilombola de Serra do Apon no Iº Fórum Municipal Sobre Direitos Humanos, que foi realizado em Castro, no dia 28 de abril, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A escola mobilizou-se, retratando a realidade apresentada no livro ‘Pretinho, Meu Boneco Querido’. Após a leitura do livro, os alunos foram desafiados a retratá-lo através do teatro”, destaca a docente.

GALERIA DE FOTOS

  • Apresentação ocorreu na localidade onde a escola está inserida
    Apresentação ocorreu na localidade onde a escola está inserida
  • Apresentação ocorreu na localidade onde a escola está inserida
    Apresentação ocorreu na localidade onde a escola está inserida
  • Apresentação ocorreu na localidade onde a escola está inserida
    Apresentação ocorreu na localidade onde a escola está inserida
  

Assim, a escolha dos personagens, segundo a educadora, deu-se por meio de características comuns entre alunos e os elementos da história. Cenário e figurino também contaram com a participação de todos, respeitando a opinião e, nos ensaios, sistematizaram o conhecimento acerca da cultura africana e sua influência em nosso cotidiano, visto o forte vínculo da comunidade com o tema, conforme complementa Silmara

“A música tema encheu de vida a apresentação e retratou com graça a tradição negra. No dia marcado, nos deslocamos 60 kms para a apresentação que foi assistida por inúmeras pessoas e ainda ficou registrada no YouTube, no site do Fórum realizado (clique aqui para acompanhar). Em sala, após a apresentação, pudemos assistir com os alunos, visto que nem todos tem acesso à internet em casa, onde se viram como protagonistas, encantando-se com o trabalho realizado e oportunizando o crescimento pessoal de cada criança, elevando a autoestima e o autoconhecimento”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professor Benedito Roque Campos Leal clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE