Polícia Militar Ambiental realiza ações de fiscalização de poluição na Represa de Alagados
Ações da Polícia Militar Ambiental vistoriaram propriedades e cursos d’água no entorno do manancial que abastece Ponta Grossa e observaram baixo nível da represa

A Polícia Militar Ambiental está realizando ações de fiscalização no entorno da Represa de Alagados, manancial de abastecimento de Ponta Grossa, com o objetivo de verificar possíveis focos de poluição e garantir a qualidade da água.
Nesta segunda-feira, dia 09, foram vistoriadas 14 propriedades rurais, no município de Carambeí, todas em conformidade com a legislação ambiental. Também foram percorridos rios, afluentes e córregos da região, sem indícios de poluição. A presença de alevinos indica boa qualidade da água. Ainda assim, equipes do Instituto Água e Terra (IAT) serão mobilizadas para a análise da água.
Foi observado ainda o baixo nível da represa e o acúmulo natural de matéria orgânica em áreas úmidas, fatores que podem influenciar o odor da água.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realiza trabalhos preventivos e repressivos para preservar o meio ambiente, com destaque para o combate ao desmatamento ilegal, caça, pesca, mineração e poluição. Essas ações baseiam-se em solicitações de diversas esferas governamentais, Ministério Público e secretarias municipais de maio ambiente.
Em 2025, foram atendidas 73 denúncias de poluição nos municípios de abrangência do 2º Pelotão (Campos Gerais), sendo 15 em Ponta Grossa e 11 em Carambeí. O BPMA conta com a colaboração da população pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site www.181.pr.gov.br.
Com informações da Assessoria de Imprensa




















