Câmara de Ponta Grossa tira Centro de Eventos de pauta e aprova 'Bolsa Capaz!'
O programa foi aprovado em duas discussões durante a sessão extraordinária desta segunda-feira (9); o projeto que prevê a concessão de uso onerosa do Centro de Eventos foi retirado de pauta por não receber nenhum parecer dos vereadores

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou em duas discussões nesta segunda-feira, 9, o programa de auxílio de concessão de bolsas para qualificação profissional "Capaz!" na primeira sessão extraordinária de 2026. A reunião no Plenário foi solicitada pela prefeita municipal Elizabeth Schmidt (União Brasil), com a proposição de oito projetos do Poder Executivo a serem avaliados pelos vereadores, e atendida pelo presidente do Legislativo, o vereador Julio Küller (MDB).
Entre os projetos apreciados na Ordem do Dia, estiveram a concessão de uso onerosa do Centro de Eventos "Cidade de Ponta Grossa" (PL 07/2026), que foi retirado de discussão por não possuir nenhum parecer das comissões. Também foram retiradas de pauta as propostas de criação de quatro cargos de superintendentes (PL 005/2026), a concessão de uso onerosa de bens públicos para iniciativa privada mediante exploração publicitária (PL 003/2026) e a extinção de cargos da Administração Municipal (PL 476/2025).
Com relação à proposta do Centro de Eventos, o vereador Ricardo Zampieri (PL) respondeu à reportagem que possui questionamentos referentes ao volume de recursos que poderão ser investidos no espaço, e reforçou ser importante preservar o local como um ambiente de uso público, "É um espaço voltado à população, e a nossa função é representá-las", explicou. Durante a discussão do projeto, os vereadores também questionaram o prazo contratual, previsto para até 40 anos em caso de prorrogação.
Projeto 'Capaz!' é aprovado pelo Legislativo
O presidente da Câmara avaliou que todos os projetos tramitados no Plenário nesta segunda (9) são importantes, e enfatizou a proposta de concessão de bolsas a moradores de Ponta Grossa em situação de vulnerabilidade social que buscam qualificar-se profissionalmente e conquistar uma vaga de emprego. "O programa 'Capaz!' capacitará os ponta-grossenses para esta nova leva de empresas que estão chegando na cidade. Queremos proporcionar oportunidades para torná-los aptos às novas vagas que estão sendo criadas", destaca o presidente, que igualmente parabenizou o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, pelo projeto que visa promover a empregabilidade no município.
Também foram aprovadas em segunda discussão a criação da carreira de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias, a criação de empregos de Tecnologia da Informação e Comunicação, e a adequação formal da extinção da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e remanejamento das atividades para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). À Redação, o vereador Professor Careca (PV), membro da Mesa Diretora da Câmara, esclareceu ser relevante realizar a avaliação dos projetos com cuidado, e para ele, é importante dar sequência àquilo que será benéfico para os munícipes.
Comissões Permanentes e mudanças internas
Com o retorno das sessões ordinárias agendado para o dia 18 de fevereiro, os vereadores discutiram a possibilidade de mudar o regimento do calendário Legislativo. À equipe de Jornalismo do Grupo aRede, Küller afirmou que é favorável ao adiantamento do início do Ano Legislativo, mas esclareceu que esta decisão independe da sua função enquanto presidente, pois se trata de um regimento. Durante a Comunicação Parlamentar, a vereadora Joce Canto (PP) propôs aos vereadores a assinarem o Projeto de Resolução 001/2026, que visa atualizar a retomada das sessões para o dia 1º de fevereiro, justificando a mudança para melhor atender às necessidades da população. Todos os vereadores presentes no Plenário assinaram o documento, protocolado ainda nesta manhã. Os vereadores Dr. Zeca (União Brasil) e Divo (União Brasil) não estiveram presentes na sessão.
A sessão também marcou a reorganização interna para estabelecer os novos integrantes das Comissões Permanentes de 2026. Após um momento destinado às discussões, foram indicados presidentes o vereador Léo Farmacêutico (União Brasil), para Legislação, Justiça e Redação; Paulo Balansin (União Brasil), para Finanças, Orçamento e Fiscalização; Professor Careca (PV), para Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Fábio Silva (Republicanos) para Direitos Humanos, Cidadania e Segurança; Ricardo Zampieri (PL) para Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio; e Teka dos Animais (União Brasil), para Turismo, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.




















