Projeto de qualificação profissional do Executivo terá prioridade na Câmara
À Redação do Portal aRede e Jornal da Manhã, o presidente do Legislativo ponta-grossense, Julio Küller, destaca relevância do "Programa Capaz!" para o desenvolvimento da cidade e garante a análise do projeto assim que as sessões de 2026 iniciarem

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) entende que oportunidade para qualificação profissional é uma demanda latente do Município, que hoje vive um grande momento de expansão empresarial e industrial. Portanto, o novo projeto proposto pelo Poder Executivo, "Programa Capaz!", que promove cursos profissionalizantes ao público de 18 a 49 anos, será uma prioridade de discussão e consequente aprovação no Legislativo, que retoma as Sessões Ordinárias no dia 18 deste mês.
Nos últimos três anos, Ponta Grossa anunciou a chegada de grandes novas indústrias, como a XBRI Pneus e Nissin Foods, que estão em fase de implantação, além daquelas que já foram inauguradas, como a Mars Brasil, Maltaria, Cristalpet, e Queijaria Unium, e ainda, a expansão de unidades, como a DAF, Heineken e Continental. Com este fenômeno de expansão, o Poder Executivo buscou fortalecer políticas públicas voltadas à profissionalização dos munícipes para as oportunidades promovidas pelas indústrias, o que resultou no mais recente programa.
Legislativo prioriza "Programa Capaz!"
À equipe de Jornalismo do Grupo aRede, o presidente da Câmara, Julio Küller (MDB), contou que o Poder Legislativo tem total consciência da importância deste projeto para o desenvolvimento da cidade e, assim que as sessões legislativas de 2026 iniciarem, a proposta será analisada com prioridade. "Debateremos com responsabilidade e faremos o encaminhamento para que o programa possa ser implementado quanto antes, beneficiando o maior número possível de ponta-grossenses", declarou Küller.
O projeto prevê ofertar vagas em cursos de qualificação, bolsas de estudos e 360 vagas em cinco trilhas de conhecimento, sendo elas Inovação e Tecnologia, Soldagem, Manutenção Industrial, Eletricidade Predial e Logística Industrial. Na avaliação de Küller, Ponta Grossa vive hoje um momento positivo de expansão, com a chegada de novas empresas e ampliação de outras já instaladas na cidade. "Este crescimento traz oportunidades, mas também exige mão de obra qualificada", diz o vereador, que descreve o "Programa Capaz!" como uma estratégia fundamental para Ponta Grossa, por conectar o trabalhador às novas vagas que estão sendo criadas, impactando na maior promoção da renda e inclusão social no município.
Poder Executivo alinha projeto com setor produtivo
Em entrevista recente à Redação do Grupo aRede, a secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, Faynara Merege, compartilhou estar trabalhando em diversos projetos estratégicos pensados no processo de profissionalização para os ponta-grossenses. Visando o momento oportuno que a cidade está passando na área da educação, a exemplo da instalação da nova sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Faynara compartilhou o interesse em reter talentos recém-formados. Além do "Programa Capaz!", a secretária prevê para 2026 o lançamento dos projetos "Engenho de Talentos" e "Mulheres na Indústria", que visa a promoção de políticas públicas para aproximar o público feminino ao setor industrial na cidade.
A profissionalização também integra a pasta de Projetos Estratégicos, gerenciada pelo secretário Edgar Hampf. O gestor explicou que o "Programa Capaz!" foi pensado por meio do diálogo entre Poder Executivo, representantes do mercado e entidades comerciais e industriais que estão na expectativa de um grande futuro para Ponta Grossa. Hampf reforça que qualificação não se restringe a aprendizado manual, mas à articulação com outros vetores da educação, como, por exemplo, a educação empreendedora. Com isso, o programa prevê parcerias com entidades como a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e cursos do Senac e Senai para proporcionar aos ponta-grossenses diferentes oportunidades para a qualificação para as vagas de emprego de hoje e do futuro, o que retém talentos no município e garante um crescimento sustentável entre as demandas do setor produtivo e a atração de investimentos.




















