Ponta Grossa entra em alerta para tempestades nesta quinta-feira, aponta Simepar
Sistema de baixa pressão aumenta risco de temporais; cidade registrou uma das maiores temperaturas do ano

Ponta Grossa está entre os municípios do Paraná em alerta para a ocorrência de tempestades nesta quinta-feira (29). A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e foi divulgada conforme a Agência Estadual de Notícias. Um sistema de baixa pressão avança sobre o Estado e eleva o risco de temporais localizados ao longo do dia.
Após um período de trégua durante a manhã, a instabilidade deve retornar a partir da tarde, quando o calor favorece a formação de nuvens carregadas. “Apesar das condições favoráveis à ocorrência de eventos intensos, não estamos falando da atuação de uma ciclogênese intensa, como nos casos de ciclones extratropicais, e sim de uma baixa pressão localizada como causa da chuva no Paraná”, explicou a meteorologista do Simepar, Bianca de Angelo.
As altas temperaturas também contribuíram para o cenário de instabilidade. Na quarta-feira (28), Ponta Grossa registrou 31,5°C, uma das maiores temperaturas de 2026 até o momento entre as estações monitoradas pelo Simepar. O calor, aliado à elevada umidade do ar, aumenta o potencial para pancadas de chuva fortes, acompanhadas de vento e descargas elétricas.
Segundo o Simepar, “os eventos mais intensos tendem a se concentrar inicialmente no início da tarde entre a faixa Leste e o Sudoeste do estado, avançando posteriormente, no fim da tarde, para o Norte”. O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado em parceria com a Defesa Civil estadual, aponta risco alto para tempestades pontualmente intensas em praticamente todo o Paraná, incluindo os Campos Gerais.
O alerta envolve a possibilidade de chuva forte em curto período, rajadas de vento, raios e queda isolada de granizo, o que pode provocar alagamentos, enxurradas, quedas de galhos e redução da visibilidade em rodovias.
Para a sexta-feira (30), a previsão indica que a chuva será mais dispersa e com menor intensidade. No sábado (31), o padrão atmosférico se mantém semelhante, com instabilidades concentradas principalmente no Litoral, enquanto no domingo (1º), as pancadas devem ocorrer de forma isolada em várias regiões do Estado.
LEIA ABAIXO O RESUMO DA MATÉRIA:
- Ponta Grossa está em alerta para tempestades nesta quinta-feira, segundo o Simepar;
- Calor e umidade aumentam risco de chuva forte, vento e descargas elétricas;
- Previsão foi divulgada conforme a Agência Estadual de Notícias.




















