PG terá locais multissensoriais para crianças com Transtorno do Espectro Autista
A lei 15.655, de autoria do vereador Fábio Silva, busca proporcionar um espaço planejados e adaptado
Publicado: 24/10/2025, 18:35

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sancionou, nesta sexta-feira (24), a lei nº 15.655 que visa a destinação de espaços públicos para a implantação de praças e parques multissensoriais em Ponta Grossa. A lei é de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos) e visa proporcionar um espaço adaptado para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a lei, estes parques e praças multissensoriais deverão ser construídos pelo Poder Público planejadamente para considerar os princípios como acessibilidade e inclusão. Os locais deverão contemplar elementos que estimulem sentidos como texturas variadas, cores, armas, sons e elementos interativos.
Conforme consta no documento, estas praças e os parques multissensoriais devem ser projetadas com a orientação de profissionais especializados, como psicólogos, por exemplo, e deverão ser usados exclusivamente por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Fábio Silva, autor da lei, destacou que a ação visa a inclusão verdadeira das crianças, permitindo que elas encontrem um local seguro onde possam briuncar e conviver. “Quando um projeto como esse vira lei, ele se transforma em legado, proporcionando que nossas crianças com TEA, com deficiência ou limitações tenham acesso a espaços pensados especialmente e exclusivamente para elas. É sobre inclusão de verdade, sobre respeitar as diferenças e permitir que todos tenham o direito de brincar e conviver”, destacou o parlamentar.
Além destas ações, o Poder Público Municipal deverá realizar campanhas de conscientização e também capacitação visando informar a população ponta-grossense sobre o TEA e a importância destes parques e praças multissensoriais.





















