Família de criança de PG comemora fim de tratamento contra câncer raro
Em julho deste ano, a família fez uma 'vaquinha', para custear o tratamento de Liza
Publicado: 06/10/2025, 10:12

A pequena Liza, de Ponta Grossa, celebrou o encerramento de um ano de tratamento contra um câncer raro, que contou com 14 ciclos de quimioterapia. A família da menina realizou uma 'vaquinha', divulgada pelo Portal aRede em julho deste ano, para custear o tratamento na Espanha.
Nas redes sociais, a família de Liza comemorou o encerramento deste ciclo e declarou que a nova etapa "será de ainda mais fé que a cura já veio". A batalhadora de apenas três anos foi diagnosticada com um raro e agressivo câncer ósseo, denominado ‘Sarcoma de Ewing’.
Para que Liza pudesse superar a doença, a família iniciou um protocolo de Protonterapia, na Espanha, por ser um tratamento que ainda não está disponível no Brasil. Dessa forma, os pais buscaram o auxílio da comunidade para conseguirem arrecadar fundos para custear esse tratamento de valor elevado - relembre aqui.
"A última etapa foi de uma terapia moderna, caríssima e indisponível no Brasil - indicada para o caso dela, pela localização do tumor e idade. Em 15 dias, a solidariedade de muitas pessoas no Brasil e na Europa conseguiu reunir todo o valor da próton terapia - o que permitiu que eles fossem para Espanha com mais tranquilidade e foco nas sessões diárias do tratamento".
No texto, a família relembrou quando Liza recebeu o diagnóstico, em outubro de 2024. "A vida da nossa família virou de ponta cabeça com a notícia de que a nossa pequenininha mais nova tinha um tipo raro de câncer ósseo. A Liza tinha dois anos e meio", diz o texto.
Conforme os pais de Liza, o encerramento marca uma nova etapa de ainda mais fé de uma vida normal para uma criança que quer brincar, ir ao parque, ao museu, estar com outras crianças e ficar o mais longe possível dos hospitais.
"A Liza é forte demais. Mas tem a bênção de contar com uma irmãzinha compreensiva e protetora, uma mãe que foi uma leoa e aguentou muito mais do que se pode imaginar em um país que não é o dela tendo, que entender tudo sobre uma doença rara em outro idioma e um pai que tem o melhor colinho do mundo, onde ela se sente segura", disse a família.
Por fim, os pais de Liza agradecerem a todos que participaram da 'vaquinha' e fizeram orações pela menina. "Obrigada a quem ajudou financeiramente, com orações, boas vibrações, coraçõezinhos a cada nova foto e perguntou sobre ela. Ainda é cedo para a Liza entender o quanto é amada, mas prometo que vou contar tudo quando ela crescer mais".