Reitor Miguel Sanches participa de viagem internacional com o Governo do PR
Reitor da UEPG acompanhou de perto a assinatura da ordem para construção do Planetário mais moderno da América Latina no estado
Publicado: 30/09/2025, 18:04

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, participou da comitiva comandada pelo Governo do Paraná que trará ao estado o maior planetário da América Latina, um investimento de R$ 37 milhões. O líder da UEPG esteve acompanhando o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que assinou o acordo com a empresa Zeiss para a construção do investimento.
Em suas redes sociais, Miguel Sanches compartilhou imagens e detalhes de sua viagem na comitiva. O reitor destacou alguns pontos da excursão, como a visita à fábrica n.º 1 da empresa alemã Volkswagen, ida ao planetário de Wolfsburg, além de fotos ao lado do governador Ratinho Junior a um mercado municipal na Alemanha.
GALERIA DE FOTOS
Em suas publicações, Miguel Sanches destacou principalmente a assinatura da ordem para a construção do planetário, que segundo o reitor, atenderá será de grande benefício para a educação pública no estado do Paraná. “Ele atenderá as nossas universidades e escolas públicas, tanto em projetos de pesquisa quanto em projetos de educação para ciência”, destaca.
Por fim, o reitor destacou que a coordenação do planetário ficará com o pesquisador Marcelo Emílio, um dos principais pesquisadores brasileiro da área e membro da universidade.
“A coordenação do maior e mais moderno planetário do Mundo, de fabricação da indústria Carl Zeiss, será do pesquisador da UEPG Marcelo Emílio, que é um dos maiores pesquisadores brasileiros da área. Agradeço às equipes de licitação e à procuradoria jurídica da UEPG pelo trabalho nesta fase inicial. O planetário está licitado e pago”, ressalta o reitor.
SOBRE O PLANETÁRIO - O novo Planetário do estado do Paraná será fabricado pela empresa alemã Zeiss, e estará localizado no Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O planetário será o mais moderno da América Latina.