Feira Universidade e Comunidade leva seis mil visitantes para a UEPG
Terceira edição ficou marcada pela grande presença de alunos dos colégios de PG
Publicado: 30/08/2025, 14:16

Um ônibus adentra a Universidade Estadual de Ponta Grossa – ele é mais um de vários que atravessam o portal de entrada do Campus Uvaranas. Dele desce um grupo de adolescentes, colegas de uma mesma escola, com sorrisos no rosto e expectativas no olhar para a viagem que estão prestes a fazer. No pulso, todos levam o passaporte para o futuro na forma de uma pulseira. A empolgação tem motivo claro: o grupo está entrando na Universidade e Comunidade, a feira de profissões da UEPG, que ocorre nesta sexta-feira (29). Na terceira edição, o evento abre as portas da instituição para mais de seis mil visitantes.
A feira ocorre no Ginásio do Bloco G, com a participação de todos os cursos de graduação da Universidade, que se unem com o mesmo objetivo: apresentar a UEPG, pelos olhos de quem a vive todos os dias, para mostrar a uma geração de crianças e adolescentes que a educação é a melhor forma de iniciar o futuro profissional. A feira Universidade e Comunidade é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e financiada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg).
Criada em 2023, a feira Universidade e Comunidade surge com a proposta de dar visibilidade aos cursos de graduação da UEPG, com o objetivo de estimular crianças e adolescentes a optarem pelo ensino superior como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A instituição está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Seriado (PSS) até domingo, 31 de agosto, para adolescentes dos três anos do ensino médio. Em 01 de setembro, próxima segunda-feira, abrem as inscrições para o Vestibular 2025.
Os estudantes vieram de longe para visitar a Universidade e Comunidade e conhecer as oportunidades profissionais que a UEPG oferece. Ponta Grossa, Piraí do Sul, Castro, Ipiranga, Jaguariaíva, Carambeí, Palmeira, Tibagi, São José da Boa Vista, Arapoti, Imbituva, Reserva e Porto Amazonas são as cidades de origem dos mais de cinco mil e cem adolescentes inscritos para o evento; a estimativa da organização é que receber a visita de mais de seis mil pessoas, entre alunos, professores e famílias.
GALERIA DE FOTOS
Logo na entrada do ginásio, os visitantes são recebidos pelos abraços do carismático mascote da Universidade: Galileu, o gato cientista, cuja história é diretamente ligada à feira de profissões. Uma vez dentro do ginásio, não há como conter a surpresa ao ver o ambiente transformado em uma verdadeira festa da ciência e do conhecimento, onde os alunos e professores dos quarenta e três cursos de graduação da UEPG demonstraram o que melhor podem oferecer para o futuro de quem busca escolher uma profissão.
Dando as boas-vindas aos visitantes da Universidade e Comunidade, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, chamou o evento de um momento festivo. “Esse é o momento em que a UEPG se abre para a comunidade estudantil, aquela comunidade que tem a expectativa de entrar num curso universitário e vem aqui conhecer as atividades de cada curso e definir a sua vocação”. O reitor destacou a importância da feira como uma forma da Universidade dialogar com a comunidade: “para este ano trouxemos novos cursos, mostrando que a UEPG segue se ampliando para a população”.
“Ficamos muito felizes em ver que a cada edição o evento cresce, com uma participação expressiva dos estudantes. Todos com quem conversei estão animados e motivados”, celebra o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate. Para ele, a feira é uma oportunidade da UEPG se reinventar a cada ano, com destaque aos três novos cursos: Arquitetura e Urbanismo, Nutrição e Psicologia, que estrearam na feira com os estandes lotados de alunos durante todo o evento. “O estudante não aprende apenas em sala de aula, mas também na prática, em projetos que envolvem ciência, inovação e interação com a comunidade”, reforça Demiate.
Para a pró-reitora da Proex e coordenadora da Universidade e Comunidade, professora Beatriz Gomes Nadal, as expectativas para evento foram atingidas. “Durante todo o dia, vão passar por aqui mais de seis mil visitantes e eles terão uma ótima oportunidade de conhecer os cursos da UEPG, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além dos serviços que a Universidade oferece para a população”. O presidente da Fauepg, professor Sinvaldo Baglie, destacou o evento como um importante investimento que a Universidade faz para atrair novas gerações de estudantes.
Os professores e estudantes que auxiliaram na montagem do evento se dedicaram em criar um experiências envolventes, que mostrem seus cursos para além da sala de aula e apresentem todas as oportunidades profissionais que a formação oferece, no ensino, da pesquisa e extensão. Para isso, jogos de tabuleiro, videogames, doces e personagens fantasiados se transformaram em ferramentas lúdicas ao lado dos equipamentos de laboratório com os quais os acadêmicos estão habituados. “Para mim, é muito satisfatório interagir e poder responder às dúvidas dos visitantes. Me sinto muito realizada, ainda mais por poder transmitir esses conhecimentos que aprendi”, relata a acadêmica de Ciências Biológicas, Gabriele Podsiad.
Muitos acadêmicos que, nesta edição, apresentam seus cursos aos adolescentes estiveram do outro lado do balcão e escolheram sua formação graças à feira. “Foi o contato com os alunos, hoje meus veteranos, que vivem o curso de Jornalismo na prática e compartilharam suas experiências que me conquistou. E tem sido muito interessante estar deste lado, mostrando para alunos que estiveram na mesma situação o que a UEPG podem oferecer”, exalta Rafaela Rothstein, acadêmica do primeiro ano de Jornalismo.
GALERIA DE FOTOS
O evento também é a oportunidade para os visitantes dialogarem sobre suas expectativas para o futuro. As amigas Stefany da Silva de Oliveira e Prisciely dos Santos, estudantes do terceiro ano no Colégio Estadual Nicolau Baltazar, comentam seus planos para 2026 e o início da vida universitária. Stefany prefere a área da Saúde, e gostaria de cursar Medicina ou Enfermagem, já Prisciely sonha em cursar Direito, para advogar ou atuar como delegada de polícia. “Se tudo der certo, já estaremos formadas no ensino médio e estudando aqui na UEPG”, comentam as amigas, sobre suas expectativas.
Confira a matéria completa na UEPG.