Manifesto pede aumento de castrações de animais abandonados em Ponta Grossa
Grupo também pede melhorias no Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR)
Publicado: 02/07/2025, 16:14

Manifestantes se reuniram em frente à Câmara de Vereadores e Prefeitura de Ponta Grossa na tarde desta quarta-feira (02), em um movimento que pede o aumento do número de castrações de animais abandonados em Ponta Grossa.
O ato também pede melhorias no Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR). Conforme informações veiculadas nas redes sociais, a reinvindicação é fundamental para melhorar as políticas públicas de bem-estar animal, visando controlar a população de animais de rua e evitar transtornos causados pelos bichos nas vias públicas da cidade.
GALERIA DE FOTOS
Em imagens registradas pelo Portal aRede, é possível visualizar alguns cartazes com os manifestantes. Diante da situação, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionadas para acompanhar o protesto.
ADVOCACIA - Em junho, o ‘Observatório de Bem-Estar Animal’ da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Ponta Grossa encaminhou um ofício a Fundação Municipal de Saúde (FMS). O documento pede urgência nas castrações dos animais, explicando que cada mês sem castrações resulta no nascimento de aproximadamente 125 filhotes.
Segundo o Observatório, o controle populacional dos animais domésticos é essencial “para garantir a saúde pública, o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente. A castração é considerada a melhor política pública de bem-estar animal, pois além de evitar a reprodução descontrolada, traz benefícios para a saúde dos animais”, explicam em publicação em seu site.