Projeto abre recrutamento para mediadores culturais em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Projeto abre recrutamento para mediadores culturais em Ponta Grossa

Edital de recrutamento para mediadores culturais e auxiliares de mediação está aberto até dia 31 para as cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão e Cascavel

As turmas formadas contarão com até 40 alunos, sendo três por cidade, divididas por faixa-etária, com crianças de 6 a 12 anos, adultos acima de 18 anos, e idosos acima de 60 anos
As turmas formadas contarão com até 40 alunos, sendo três por cidade, divididas por faixa-etária, com crianças de 6 a 12 anos, adultos acima de 18 anos, e idosos acima de 60 anos -

Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Plateia Pensante - Escola de Espectadores do Paraná, projeto-piloto da Secretaria de Estado do Cultura do Paraná, de natureza cultural e educativa, que visa formar e preparar diferentes públicos para a apreciação e usufruição de conteúdos e produções de variadas vertentes artísticas, abriu seu edital de recrutamento para mediadores culturais e auxiliares de medição para implementação do projeto.

Promovendo uma melhor compreensão e valorização das obras por meio da participação ativa da sociedade, o projeto contempla nesta fase a seleção nas cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão e Cascavel.

Os interessados em atuar como mediadores culturais e auxiliares de mediação poderão se inscrever até o dia 31 de maio, por meio de formulários eletrônicos disponíveis pelo site. Entre os documentos e materiais necessários, estão currículo com destaque na formação acadêmica e na experiência no campo cultural, artístico e/ou educativo, e um vídeo curto de até 2 minutos, no qual o candidato se apresenta brevemente, destacando suas motivações para atuar no projeto, sua relação com a cidade ou comunidade e como sua experiência pode contribuir para o fortalecimento da mediação cultural no projeto. As candidaturas recebidas serão avaliadas pela equipe de RH do Plateia Pensante com base nos critérios descritos no edital. Os candidatos que atenderem aos requisitos e se destacarem nessa primeira etapa serão pré-selecionados para a fase seguinte, sendo convidados para um bate-papo online individual com a equipe.

“Queremos formar um público que não só assista, mas que saiba aproveitar e entender melhor o que vê no teatro e no cinema, desenvolvendo um olhar mais sensível e crítico para a arte. Por meio das ações, será desenvolvida a formação de público com foco na fruição e apreciação crítica de base artística, compreendendo o campo das artes cênicas e audiovisual. A implementação da Escola de Espectadores será inicialmente nessas 4 cidades, sendo uma estrutura de 4 meses ininterruptos de encontros quinzenais intermediados por formadores orientados pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, juntamente com o corpo pedagógico do Plateia Pensante”, explicam Cynthya Borges, diretora geral, e Bruna Bayley, coordenadora do programa.

Os encontros ocorrerão em espaços indicados pelo Plateia Pensante, nos meses de agosto a dezembro de 2025. As turmas formadas contarão com até 40 alunos, sendo três por cidade, divididas por faixa-etária, com crianças de 6 a 12 anos, adultos acima de 18 anos, e idosos acima de 60 anos. 

O mediador cultural selecionado deverá atuar com carga mensal de 24 horas, correspondentes a seis horas semanais, com dias e horários a serem definidos conforme o cronograma das atividades do projeto em cada cidade, com cachê em conformidade com o edital por turma assumida. Caso o mediador assuma a condução de mais de uma turma, a carga horária e a remuneração serão acrescidas proporcionalmente, conforme o número de turmas sob sua responsabilidade. Já para a função de auxiliar de mediação, a atuação será com carga horária de 12 horas mensais, correspondentes a 3 horas semanais, e será concedida uma Bolsa Auxílio mensal conforme descrição no edital por turma assumida, vinculada à participação efetiva nas ações do projeto, juntamente com uma certificação de horas referentes ao trabalho desenvolvido.

Vale destacar também que o edital de seleção contempla vagas para pessoas pertencentes a grupos historicamente minorizados, tais como mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência (PCD).

O Plateia Pensante - Escola de Espectadores do Paraná tem como inspiração a Escola de Espectadores de Buenos Aires, conforme exposto no Edital Qualifica Paraná - Chamamento Público nº 005/2024, sendo um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. 

Mais informações pelo site e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram, pelo Facebook ou ainda pelo e-mail contato@plateiapensante.com.br.

Com informações de assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right