Projeto de professoras de PG é selecionado em congresso do RJ
As educadoras atuam no Sesc Ponta Grossa; projeto mobilizou a solidariedade
Publicado: 06/11/2024, 10:17
A Técnica de Atividades de Educação, Juliane Morais Wendler, e a professora da Educação Infantil do Sesc Ponta Grossa, Vanessa Gasparello Bueno Ferreira, apresentaram em 24 de outubro, o Relato de Experiência – Da escuta à ação: um projeto que mobilizou a solidariedade na Educação no Congresso Mundial de Educação Sesc RJ, que trouxe a temática: “Por uma Educação que caiba o mundo: imaginar e realizar inéditos viáveis".
O relato apresentado foi fruto dos projetos desenvolvidos no primeiro semestre, no qual o Infantil 5 da professora Marcia Tiemi da Costa Ishisaki tinha como tema de investigação "Curiosos pelo céu", que incluiu diversas experiências de observação do céu e das nuvens, acompanhamento do clima e percepção das mudanças climáticas e seu impacto.
Durante as Rodas de Conversa, as crianças comentaram sobre as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Simultaneamente, o Infantil 4, da professora Vanessa, que vivia o projeto "Vamos brincar: eu e você, você e eu", levantou a seguinte questão: "Podíamos construir brinquedos, porque elas não têm nada para brincar, foi tudo embora!".
A partir dessa fala, surgiu a proposta de realizarem uma ação solidária de arrecadação de livros e construção de brinquedos, para as crianças afetadas pelas chuvas nos meses de maio e junho. Assim, foram construídos brinquedos, acompanhados de livros, cartas, desenhos e mensagens de carinho e esperança. A ação também mobilizou as famílias, que selecionaram os livros, ajudaram na embalagem e participaram da construção das cartas. Os livros foram encaminhados ao Sesc Lajeado (RS) por meio de um intercâmbio entre os Departamentos Regionais.
Antes do envio, novas questões surgiram: como a entrega chegaria até eles? Qual a distância? Qual o meio de transporte? Para responder, convidamos dois colaboradores dos Correios, que explicaram a logística de entrega do Paraná ao Rio Grande do Sul. As crianças aguardaram ansiosamente o resultado e, após o recesso escolar, foram surpreendidas com um vídeo do momento da entrega.
Após a concretização de toda ação que partiu da escuta e das proposições das crianças, no final do mês de setembro o Relato de Experiência foi inscrito no 5º Congresso Mundial de Educação Sesc RJ, passou pela análise do Comitê Científico e recebeu aprovação na segunda quinzena de outubro para apresentação junto com outros 3 projetos do Sesc Paraná.
As professoras afirmaram ser um momento muito significativo, que possibilitou ampliar o olhar e valorizar a prática, permeada de sensibilidade, escuta e protagonismo infantil.
GALERIA DE FOTOS
Das assessorias