Projeto da Tetra Pak reutiliza efluente tratado em PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da Tetra Pak reutiliza efluente tratado em PG

Após ser tratado na estação de tratamento de efluentes (ETE), a água é armazenada em tanques de 20m³ e segue para a osmose reversa

Projeto da Tetra Pak reutiliza efluente tratado em Ponta Grossa
Projeto da Tetra Pak reutiliza efluente tratado em Ponta Grossa -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desde a sua fundação, a Tetra Pak se compromete em ter a sustentabilidade como um pilar central de suas operações e, por isso, a empresa busca implementar soluções para melhorar cada vez mais a performance ambiental em suas etapas de produção. Assim, com o intuito de economizar água, o comissionamento de um novo projeto de reúso de efluente tratado está em fase de conclusão na fábrica da Tetra Pak em Ponta Grossa (PR).

Após ser tratado na estação de tratamento de efluentes (ETE), a água é armazenada em tanques de 20m³ e segue para a osmose reversa. Esse é um processo em que, contrariando o fluxo natural da osmose, uma membrana permeável é utilizada para permitir que o solvente flua do meio mais concentrado para o menos concentrado, isolando-se do soluto. Durante esse procedimento, além de sais e moléculas orgânicas simples, também são removidos outros tipos de sólidos dissolvidos. Em seguida, o permeado da osmose reversa – ou seja, a água isenta de sais minerais resultante do processo é encaminhada para o reúso nas torres de resfriamento, equipamento utilizado para reduzir a temperatura da água que circula nas máquinas durante a produção e cujo consumo de água é um dos maiores da fábrica. Por sua vez, o concentrado – os rejeitos provenientes da separação por membrana – é encaminhado de volta para o rio, atendendo aos padrões de qualidade da outorga. A estimativa é que 60% do volume de efluente tratado seja reutilizado.

“Um dos compromissos da Tetra Pak é proteger os alimentos, as pessoas e o planeta, tento a sustentabilidade como o centro de nossas ações. Hoje, a unidade de Ponta Grossa é uma das principais da empresa no mundo, e estamos continuamente empenhados com a sustentabilidade em nossa fábrica, adotando práticas inovadoras e eficientes que nos ajudem a otimizar a utilização de recursos naturais, tornando-a cada vez mais eficiente e responsável”, explica Salvador Marino, Diretor Industrial da Tetra Pak Brasil. Atualmente, são estimados entre 25 e 35m³ de reúso de água por dia na planta – e, à medida em que a produção de efluentes da fábrica aumente, o reaproveitamento também será ampliado.  

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e embalagem de alimentos. Atuamos próximo aos nossos clientes e fornecedores, proporcionando acesso a alimentos seguros e nutritivos para centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países todos os dias.

Com mais de 24 mil funcionários em todo o mundo, nos comprometemos a tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares, e prometemos proteger o que é bom: alimentos, pessoas e o planeta.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE