Eleições: cerca de 260 mil ponta-grossenses devem votar em outubro | aRede
PUBLICIDADE

Eleições: cerca de 260 mil ponta-grossenses devem votar em outubro

Serão quase 10 mil eleitores a mais em relação ao pleito presidencial de 2022; aumento está ligado a adesão dos jovens ao processo democrático

Dr. Antônio Acir Hrycyna destaca panorama democrático de Ponta Grossa
Dr. Antônio Acir Hrycyna destaca panorama democrático de Ponta Grossa -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aproximadamente 260 mil cidadãos vão votar nas Eleições Municipais, em Ponta Grossa. A informação foi confirmada pela Chefe de Cartório da 139ª Zona Eleitoral, Tatyellen Pitlovanciv e pelo juiz responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor, Dr. Antônio Acir Hrycyna, que concederam entrevista ao Portal aRede, na tarde desta segunda-feira (13).

O número de eleitores aptos para o pleito municipal, que ocorre em outubro, supera em quase 10 mil o número de cidadãos que votaram na Eleição Presidencial há dois anos. Apenas nos cinco últimos dias, antes do fechamento do prazo para os cidadãos se colocarem em dia com a Justiça Eleitoral, quase 3,5 mil pessoas procuraram a Central de Atendimento ao Eleitor de Ponta Grossa. “A política só se torna melhor quando há participação das pessoas. E uma das formas de participação é com o voto. É exercendo este direito que você pode ver uma cidade melhor. Tudo depende do voto”, disse Acir Hrycyna.

O aumento no número de eleitores tem justificativa. O juiz da 139ª Zona Eleitoral destacou que Ponta Grossa atingiu um dos objetivos estipulados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que era o de conseguir um maior número de alistamentos de jovens, de 16 a 18 anos. O TRE insistiu para que fossemos atrás dos eleitores facultativos e fizéssemos uma divulgação a fim de buscar os novos eleitores. E a maioria dos títulos emitidos foram de jovens eleitores”, disse. O Dr. Hrycyna acredita que, embora jovens, os ‘novos eleitores’ tem consciência política “Hoje em dia as pessoas têm acesso à informação cada vez mais cedo. Pelo que vemos, a juventude tem participado da política, o que é uma coisa boa para a democracia”, finalizou o juiz.

MESÁRIOS E URNAS - Ponta Grossa demanda por mais mesários voluntários, conforme a Chefe do Cartório da 139ª Zona Eleitoral, Tatyellen Pitlovanciv. Ela lembra que o mesário, além de auxiliar no processo democrático do país, tem uma série de benefícios, entre eles está o de receber dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário.

O processo para se candidatar a função de mesário é simples. A Justiça Eleitoral mantém uma página especial dedicada aos mesários. No Canal do Mesário, é possível conferir um passo a passo sobre como se inscrever para ser mesária ou mesário, além de tirar todas as dúvidas sobre as funções a serem desempenhadas no dia da eleição.

Todo o eleitor com mais de 18 anos pode se candidatar, se estiver em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Essa consulta pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após realizar as convocações dos mesários, Tatyellen destaca que o Fórum Eleitoral realizará a preparação das urnas para a votação. A Chefe de Cartório Eleitoral também afirma que os dispositivos que serão utilizados em outubro estão armazenados na sede do Fórum e que são os mesmos utilizados nas últimas Eleições. “Aqui em Ponta Grossa usamos a última geração de urnas”, destacou.

Confira a entrevista completa:

VÍDEO
Grupo aRede.
Dr. Hrycyna e Tatyellen Pitlovanciv destacam o panorama democrático de Ponta Grossa | Autor: Grupo aRede.
  
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE