UEPG está com inscrições abertas para cursos de doutorado | aRede
PUBLICIDADE

UEPG está com inscrições abertas para cursos de doutorado

Oportunidades também são para aqueles interessados em curso de mestrado

Universidades estaduais do Paraná estão com 430 vagas abertas
Universidades estaduais do Paraná estão com 430 vagas abertas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão com mais de 430 vagas abertas para a pós-graduação. Os cursos de especialização, mestrado e doutorado contemplam as áreas de Administração; Agronomia; Ambientes Litorâneos e Insulares; Cinema e Artes do Vídeo; Educação; Ensino da Língua Portuguesa; História; e Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade.

Os cursos de especialização e de mestrado são destinados para alunos que concluíram a graduação ou estão no último semestre do curso. Para entrar nos programas de doutorado é preciso ter concluído ou estar finalizando o mestrado. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de fazer pesquisas científicas e aprofundar estudos na área de formação.

UEM

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da UEM está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. São 23 vagas para o curso de mestrado e 17 vagas para o doutorado. O programa contempla duas linhas de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade; e Marketing e Cadeias Produtivas.

UEPG

Dois cursos de doutorado e um de mestrado da UEPG estão com inscrições abertas. O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPG-Agro) recebe candidatos em fluxo contínuo até 14 de dezembro. Os estudantes podem entrar no programa de doutorado a qualquer momento, durante o segundo semestre de 2023.

O curso tem duas áreas de concentração: Ciência do Solo e Recursos Ambientais; e Fitotecnia e Fitossanidade, com três linhas de pesquisa: Uso e Manejo dos Recursos Naturais; Fisiologia, Melhoramento e Manejo de Culturas; e Manejo Fitossanitário.

O Programa de Pós-Graduação em Educação está com processo seletivo aberto até 22 de setembro. São 27 vagas para o curso de mestrado e 20 vagas para o doutorado. Os alunos podem realizar suas pesquisas na linha de Ensino e Aprendizagem ou História e Política Educacionais.

Unioeste

O Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS), do câmpus de Foz do Iguaçu da Unioeste, está com o processo de seleção aberto. As inscrições vão até o dia 25 de setembro. O programa tem duas linhas de pesquisa: Tecnologias e Sustentabilidade; e Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável.

Unicentro

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unicentro oferece 30 vagas para o curso de mestrado e 13 vagas para o doutorado. O programa conta com duas linhas de pesquisa: Políticas Educacionais, História e Organização da Educação Brasileira; e Educação, Cultura e Diversidade. Os interessados têm até o dia 29 de setembro para realizarem a inscrição pelo site.

UENP

A universidade está com o processo seletivo aberto para ingresso no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, na modalidade de Educação a Distância (Ead). O curso é destinado para graduados em Letras e Pedagogia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 8 de setembro.

Ao todo, serão disponibilizadas 216 vagas, sendo 108 para Letras e 108 para Pedagogia, distribuídas entre diferentes polos EaD do Estado, na região Norte: Bandeirantes (28); Congonhinhas (28); e Jacarezinho (28); na Região Metropolitana de Curitiba: Campo Largo (26); e Rio Branco do Sul (26); nos Campos Gerais: São João do Triunfo (26); e Telêmaco Borba (26); e no Norte Pioneiro, em Siqueira Campos (28).

UNESPAR

A Unespar está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado. O Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (Pali), câmpus de Paranaguá, está com inscrições abertas até 16 de outubro. São 20 vagas divididas em duas linhas de pesquisas: Conservação da Biodiversidade em Ambientes Litorâneos e Insulares; e Sustentabilidade em Ambientes Litorâneos e Insulares.

O Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCineav), câmpus Curitiba II, está com inscrições abertas até 19 de setembro para o processo seletivo da turma de 2024. O PPGCineav disponibiliza 20 vagas em duas linhas de pesquisa: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo; e Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo.

UEM, UEPG e UNESPAR

As três universidades oferecem vagas para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). O período de inscrição encerra no dia 10 de outubro. O curso é oferecido nacionalmente e liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nas instituições estaduais do Paraná são 42 vagas: UEM (15), UEPG (15) e Unespar (12).

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE