Projeto Qualiônibus avalia o transporte coletivo de PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto Qualiônibus avalia o transporte coletivo de PG

Iniciativa envolve a WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades

O programa é desenvolvido pela WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades
O programa é desenvolvido pela WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa está realizando uma pesquisa com usuários do sistema de transporte coletivo sobre a qualidade do serviço. O levantamento envolve diversas linhas do transporte e faz parte do projeto Qualiônibus, iniciativa que reúne 30 cidades brasileiras e é desenvolvida pela WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades 

“O constante acompanhamento dos indicadores e a execução de medidas voltadas à melhoria do transporte são essenciais para que a população conte com um serviço cada vez mais eficiente, ágil e moderno. Neste sentido, a participação de Ponta Grossa no projeto Qualiônibus é de extrema importância para que possamos discutir e avançar na gestão do nosso sistema de transporte coletivo”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, os trabalhos servirão como base para traçar um comparativo com as demais cidades integrantes, além de auxiliar na identificação das demandas do sistema. 

“Para participar desse processo, nossos servidores foram capacitados sobre a metodologia de pesquisa que será aplicada em várias linhas.  Ao todo 392 entrevistas  serão realizadas levando em conta diferentes linhas e horários. Após a finalização da coleta de dados, as informações são tabuladas, gerando meios para a comparação entre as demais cidades e também indicadores de onde o Município precisa atuar para ter uma melhor qualidade", explica.

Segundo o diretor de transportes da Prefeitura, Diego Felipe Vaz, os servidores estão percorrendo os terminais e linhas para a realização das pesquisas. 

“Todos os pesquisadores estão identificados com coletes com a logo da Prefeitura e a nomenclatura Fiscalização e Transporte. Os trabalhos devem se estender até a próxima semana”, comenta.

Qualiônibus

O programa é desenvolvido pela WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Segundo a instituição, o Grupo de Benchmarking Qualiônibus foi formado em 2017, tendo como participantes provedores do transporte coletivo de diferentes cidades e regiões metropolitanas brasileiras (incluindo gestores, reguladores e operadores do serviço).

Também participam, como facilitadores, instituições de reconhecimento técnico nos assuntos tratados pelo grupo, que tem foco na adoção de ações efetivas para qualificar os sistemas de transporte para o cliente. 

O Qualiônibus também conta com facilitadores que são instituições de reconhecimento técnico da área.

Os participantes do Grupo utilizam os Indicadores de Qualidade e a Pesquisa de Satisfação para medir a qualidade dos diferentes sistemas e possibilitar comparações. 

Para fins de benchmarking, as comparações ocorrem entre cidades que coletaram indicadores de mesmo nível, sendo que cada cidade só tem acesso aos resultados das demais se também tiver coletado indicadores daquele nível. Esse mecanismo estimula que as cidades evoluam na coleta dos indicadores, compartilhem seus dados com os demais e estabeleçam uma relação de troca de informações sobre o tema.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE