Elizabeth anuncia contratação de 100 guardas e 80 assistentes de educação | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth anuncia contratação de 100 guardas e 80 assistentes de educação

Durante reunião, a prefeita também assinou o decreto que cria o Observatório da Criança e do Adoscente, além de definir ações de segurança conjuntas entre o Município e Forças de Segurança

Ainda durante a reunião, a prefeita Elizabeth Schmidt também assinou o decreto que cria o Observatório da Criança e do Adolescente
Ainda durante a reunião, a prefeita Elizabeth Schmidt também assinou o decreto que cria o Observatório da Criança e do Adolescente -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita Elizabeth Schmidt anunciou, na manhã desta quarta-feira (19), a contratação de 100 novos Guardas Civis Municipais e de 80 assistentes de educação. 

O anúncio foi feito durante reunião que contou com a presença das secretárias municipais de Cidadania e Segurança Pública, Educação, e da Família e Desenvolvimento Social, o vice-prefeito Capitão Saulo, além de representantes das Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do poder Judiciário, Procuradoria Geral do Município e do Gabinete da prefeita. 

“Nós estamos todos unidos e preocupados com a segurança das nossas crianças, que são nosso maior patrimônio. Por isso, além das medidas que já temos promovido para o reforço da segurança nas nossas escolas, como a ampliação das ações de patrulhamento, do sistema de monitoramento, implantação do botão do pânico, entre outras,  também iremos contratar 100 novos guardas municipais e 80 assistentes de educação. Dessa forma, poderemos ampliar as medidas de cuidado e segurança e promover um trabalho ainda mais direcionado e contundente em Ponta Grossa”, destacou a prefeita. 

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a ampliação do efetivo irá resultar na execução de medidas mais eficientes e ágeis, permitindo o emprego de mais equipes nas ações preventivas, ostensivas e de inteligência não só direcionadas para as unidades escolares, mas para o Município como um todo. 

“A contratação de novos agentes é um compromisso que o Município já tinha assumido e que agora será implementado com a previsão do preenchimento de 100 novas vagas da Guarda Civil Municipal. Esse é um investimento muito importante para a segurança pública da nossa cidade e que irá impactar de forma muito positiva no trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura nos últimos meses”, afirma Tânia. 

Segundo a secretária de Educação, Simone Neves, a contratação de 80 assistentes de educação é um grande avanço para a comunidade escolar.

“Os assistentes de educação são responsáveis, entre outras atividades, pelo controle do acesso das nossas crianças, pais e visitantes nas Escolas e Cmeisda nossa cidade. Nós já estamos desenvolvendo ações voltadas para a segurança e proteção dos alunos conforme as recomendações do Ministério da Educação. Com a contratação de mais servidores, poderemos reforçar esse trabalho e promover medidas ainda mais eficientes dedicadas ao cuidado dos alunos da rede municipal de ensino”, explica. 

Sobre as contratações, a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, o chamamento dos assistentes de educação deve acontecer nos próximos dias, assim como a convocação para que classificados no último concurso da Guarda Civil Municipal deem sequência ao processo de seleção. “No caso dos assistentes de educação, a contratação será feita no decorrer das próximas semanas. Já para os novos GCMs, a previsão é de que eles comecem a atuar no segundo semestre deste ano, uma vez que ainda se faz necessária a realização das etapas de avaliação psicológica, médica e de pesquisa social para a finalização do processo de seleção e início da escola de formação de Guardas Municipais”, explica Cliciane. 

Observatório

Ainda durante a reunião, a prefeita Elizabeth Schmidt também assinou o decreto que cria o Observatório da Criança e do Adolescente. 

O órgão terá como missão analisar, sugerir e propor políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município de Ponta Grossa, sob a articulação da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social.

“Esse é um órgão muito importante para nossa gestão e que com certeza trará impactos muito positivos nas questões que envolvem nossas crianças e adolescentes”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt. 

Integrarão o Observatório, a convite da Secretaria da Família, representantes de todos os segmentos estabelecidos de atenção, cuidado, orientação e educação de crianças e adolescentes, em particular a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o Núcleo Regional de Educação, o Ministério Público, o Juizado da Infância e da Adolescência, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa.

Segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, a criação do observatório é um grande passo para o avanço das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. 

“O Observatório, que já era uma necessidade que há tempos buscávamos suprir dentro das ações do Município e que agora está sendo implementada. Tenho certeza de que o Observatório será uma importante ferramenta para que sigamos avançando no cuidado das nossas crianças e adolescentes”, apontou. 

Presenças

Participaram da reunião a prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-prefeito Capitão Saulo, as secretárias municipais Tânia Sviercoski (Cidadania e Segurança Pública), Simone Neves (Educação), Tatyana Belo (Família e Desenvolvimento Social), o procurador geral do Município, Gustavo da Matta, o chefe do Gabinete da prefeita, Edgar Hampf, o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ginotti, o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolecente Vítimas de Crimes (Nucria), Ana Paula Cunha, a comandante da Guarda Civil Municipal, Maribel Krum, a promotora da Vara da Infância e Juventude, Caroline Schaffka Teixeira de Sá, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mônica Mongruel. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE