PG tem um dos maiores saldos de emprego do Paraná em 2025 | aRede
PUBLICIDADE

PG tem um dos maiores saldos de emprego do Paraná em 2025

Mesmo com um saldo negativo de 153 vagas em agosto, Ponta Grossa acumula 2,2 mil vagas criadas nos oito primeiros meses, valor que é um dos 10 maiores do Estado no ano

O comércio foi o setor que mais gerou vagas em agosto em Ponta Grossa
O comércio foi o setor que mais gerou vagas em agosto em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após seis meses seguidos de geração de emprego, com a criação de quase 2,4 mil vagas de trabalho criadas entre fevereiro e julho, o mercado de trabalho de Ponta Grossa teve um revés em agosto. No oitavo mês do ano, a cidade registrou 5.465 admissões, contra 5.618 desligamentos, o que significa um saldo negativo de 153 vagas. Ainda assim, no acumulado do ano e dos últimos 12 meses, Ponta Grossa segue em destaque estadual, no ‘top 10’ entre as cidades que mais geraram emprego no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Especificamente no mês de agosto, a indústria foi o setor que mais fechou vagas, 206 no total. Essas perdas foram registradas nas mais diversas áreas da indústria de transformação. Também houve perdas de vagas na construção civil (-61) e agropecuária (-27). Por outro lado, os resultados positivos foram do comércio (118) e serviços (23). Ponta Grossa, no entanto, não foi exceção: Curitiba foi a cidade que mais perdeu vagas de emprego no Estado no mês, totalizando 999 postos de trabalho fechados no período.

Apesar desse saldo mensal negativo, Ponta Grossa se mantém entre as cidades que mais geraram empregos no ano no Paraná em 2025, com 2,2 mil postos de trabalho criados nesses oito meses, o nono melhor resultado do Paraná; ao passo que no acumulado de um ano, ou seja, de setembro de 2024 a agosto de 2025, o saldo está positivo em 2,8 mil postos de trabalho, o que representa o sétimo melhor desempenho do Estado no período, e o 85º melhor do Brasil.

Em âmbito estadual, apesar das baixas de Ponta Grossa e Curitiba, o Paraná foi o terceiro estado com maior volume de novos empregos com carteira assinada gerados no mês no Sul e Sudeste - em agosto, foram criados mais de 6 mil novos empregos com carteira assinada no Estado. No acumulado do ano, o saldo de postos de trabalho formais no Estado foi de 108.778, o terceiro melhor resultado do país. Já em âmbito nacional, o país gerou 147 mil postos em agosto, e a marca de 1,5 milhão de novos empregos com carteira assinada nos oito primeiros meses de 2025 foi alcançada.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right