Documentário sobre resistência palestina tem exibição única em PG | aRede
PUBLICIDADE

Documentário sobre resistência palestina tem exibição única em PG

O impactante filme “Notas Sobre um Desterro” será exibido no CinePG, seguido de debate com apoio do Comitê de Solidariedade à Palestina. Entrada é gratuita.

Dirigido pelo curitibano Gustavo Castro, o filme é um dos poucos no mundo a denunciar o genocídio em curso na Palestina
Dirigido pelo curitibano Gustavo Castro, o filme é um dos poucos no mundo a denunciar o genocídio em curso na Palestina -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Depois de passar por festivais de destaque em Curitiba, Brasília e Belo Horizonte, o documentário “Notas Sobre um Desterro” chega a Ponta Grossa (PR) para uma sessão única nesta sexta-feira, 10 de outubro, às 19h, no CinePG. A exibição será seguida de um debate promovido em parceria com o Comitê Ponta-Grossense de Solidariedade à Palestina. A entrada é gratuita.

Dirigido pelo curitibano Gustavo Castro, o filme é um dos poucos no mundo a denunciar o genocídio em curso na Palestina. A produção parte de uma vivência iniciada em 2018, quando Castro e o fotógrafo Rafael de Oliveira cruzaram a Cisjordânia para entender como vivem os que resistem à ocupação israelense. Hospedados em Kobar, na casa de Rabah, irmã da presidente da Fepal (Federação Árabe Palestina do Brasil) Ualid Rabah, o projeto evoluiu a partir do impacto dos acontecimentos de outubro de 2023, redefinindo seu escopo.

“Nosso filme parte da premissa de que, diante de um processo de limpeza étnica, tomar partido é um dever ético”, afirma Castro. Com narrativa em primeira pessoa, o documentário combina registros da viagem original, imagens históricas e vídeos recentes divulgados nas redes por palestinos em Gaza. Sem narração técnica ou explicações didáticas, o filme aposta na força do real e no olhar humano. “A experiência me permitiu testemunhar o que é viver sob um regime colonial de apartheid”, relata o diretor.

A obra ganhou profundidade com a chegada da produtora e roteirista Juliana Sanson e do montador e também roteirista Ticiano Monteiro. Uma intensa pesquisa histórica e iconográfica ajudou a consolidar a estrutura do filme. Castro salienta que este é um dos raros filmes brasileiros a abordar a questão na visão dos próprios palestinos. “Onde a diplomacia falha e a imprensa hesita, o cinema avança. Este filme recusa a neutralidade”, conclui. Depois de Ponta Grossa, o filme será exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, no Festival de Cinema no México e segue para outras exibições nacionais e internacionais.

Serviço:

Serviço – Exibição do documentário Notas Sobre um Desterro

Data: Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Horário: 19h

Local: Centro de Cultura CinePG

Rua Dr. Colares, 436 – Centro, Ponta Grossa (PR)

Entrada: Gratuita

Debate com o Comitê Ponta-Grossense de Solidariedade à Palestina após a exibição.

Notas sobre um Desterro

Sinopse

As filmagens do encontro com uma família brasileira-palestina na Cisjordânia de 2018 são revisitadas após 7 de outubro de 2023. O que era para ser um filme sobre as possibilidades de coexistência em uma terra ocupada, se transforma em uma brutal reflexão sobre colonização, apartheid, genocídio e a recente proliferação de imagens de guerra, produzidas pelas próprias vítimas de um massacre que se repete no curso do tempo. Confira o trailer completo pelo link. 

Sobre o diretor

Gustavo Castro é diretor, diretor de fotografia e editor. Realizou mais de 30 documentários sobre temas sociais na América do Sul, Amazônia e Oriente Médio. Em 2025, lançou seu primeiro longa como diretor: Notas sobre um Desterro, um filme-ensaio sobre a questão Palestina.

Com informações de assessoria de imprensa 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right