Setembro tem calendário extenso de celebração ao aniversário de PG
Eventos promovem a educação e cultura em mês de comemoração dos 202 anos da cidade
Publicado: 01/09/2025, 17:46

O mês do aniversário de 202 anos de Ponta Grossa é marcado por um extenso calendário de celebrações. Durante todo o período de setembro, ações que envolvem cultura, educação e turismo devem movimentar a cidade e fortalecer a memória dos ponta-grossenses com o município.
Na primeira semana, acontece a Abertura da Semana da Independência, em frente à Prefeitura Municipal, que terá Desfile Cívico-Militar no dia 7 de setembro, em comemoração à data que marca a Independência do Brasil. Neste ano, o tema é "80 anos da Glória da Força Expedicionária Brasileira", em que mais de 2.500 pessoas são esperadas a participar da celebração.
Ainda na primeira semana de festividades, acontece a 14ª edição da Expo&Flor - Exposição de Flores de Holambra, com expectativa de 40 mil participantes. O evento, organizado pelo Rotary Ponta Lagoa Alagados, é tradicional no calendário do município, e será realizado entre os dias 5 a 15 de setembro. De acordo com Renato Galvão, presidente do evento, a feira explora aspectos que fortalecem a economia comunitária da cidade. "Procuramos melhorar a sociedade onde vivemos, esse é o propósito de nossas ações", conta o organizador.

O setor esportivo não fica de fora do calendário de atividades do município. No dia 7 de setembro, a Secretaria Municipal de Esportes inicia a Copa Professor Antônio José França Satyro, conhecida como Copa do Mundo de Futebol de Campo de Ponta Grossa. O torneio, criado em 1978, passou a integrar o calendário de eventos oficiais do município neste ano, e tem como principal objetivo celebrar a diversidade étnica que forma Ponta Grossa.
Já, nos dias 9 a 12 de setembro, será realizado o 12º Congresso: Educação em Movimento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Andréia Petruski, supervisora do Departamento Administrativo da secretaria, conta que foi feito uma escolha em realizar somente o congresso neste ano, uma alteração do calendário tradicional em que a feira do livro era feita em conjunto.
De acordo com Andréia, as expectativas para o congresso são altas. "Grandes autores virão para conversar e palestrar. Teremos exposição de projetos sobre o protagonismo infantil, e a expectativa para o evento está alta. Na abertura, dia 9, teremos a presença da prefeita e a palestra show de Diogo Almeida, o nome mais aguardado do ano para a comunidade", conta.
Apesar dos dias de congresso serem reduzidos, o evento conta com uma programação extensa. "Teremos atividades para a comunidade num geral: materiais pedagógicos e didáticos, brinquedos, livrarias, artesanatos. A Fundação da Saúde e o SESI também estarão presentes", diz Andréia.

Entre os dias 13 e 15 de setembro, acontece o Fé Ponta Grossa, a 1ª Feira Cristã dos Campos Gerais, com a participação dos artistas Preto no Branco, Leandro Borges, grupo 3 Palavrinhas, Morada, Theo Rubia e Isaías Saad. O evento proposto pelo vereador Leandro Bianco (Republicanos) faz parte do calendário oficial do município para o mês de setembro, tendo como apoiadores a Prefeita Elizabeth Schmidt (União) e o deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos).
No dia 15 de setembro, aniversário da cidade, acontece o Desfile Comemorativo aos 202 anos de Emancipação Política de Ponta Grossa, com o tema "Das primeiras letras à integração: a importância da Educação na construção da cidade que merecemos". A expectativa para o evento é de que aproximadamente 74 instituições participem do desfile, com 9.000 pessoas no número total de público. Na mesma data, é finalizada a edição 2025 do Princesa em Festa, gincana que visa criar uma onda de boas ações no município até a data de seu aniversário.
A partir do dia 16 de setembro até o dia 27, acontece o festival Setembro em Dança, organizado pela Secretaria de Cultura. Segundo o secretário Alberto Portugal, este é o maior festival de dança do Paraná, e um dos maiores do Brasil, com expectativa de 10 mil participantes para a edição de 2025. "Os eventos são um instrumento de formação de plateia, sensibilização sobre a causa da cultura, atuam no lazer e no entretenimento e sempre estão transversalmente ligados a algum dos eixos de trabalho estabelecidos pela Secretaria de Cultura", conta Alberto.

A Secretaria de Cultura busca democratizar a participação em todo município. "Além dos eventos que ocorrem nas 13 unidades culturais, temos trabalhado para que ocorram de forma descentralizada, com concertos, espetáculos, oficinas e atividades nos bairros, em todos os segmentos culturais (dança, teatro, música, artes visuais, patrimônio)", diz o secretário de Cultura.
O Setembro em Dança conta com duas modalidades, com a mostra aberta, que dispõe das categorias de geral, "sapatilhinhas" e superação. Na mostra competitiva, há os gêneros ballet, contemporâneo, jazz, danças urbanas, sapateado, livre e danças populares. Além das apresentações nos palcos, o Setembro em Dança oferta oficinas para todos os cidadãos ao longo do período de festival.
Para finalizar a programação que comemora os 202 anos da cidade, será realizado o Piquenique no Parque, evento que acontece no Lago de Olarias no dia 28 de setembro. Segundo Paulo Stachowiak, secretário de Turismo da cidade, há ainda outros projetos programados para o segundo semestre para o fortalecimento do turismo de Ponta Grossa.