Filme será exibido no SESC Estação Saudade nesta terça-feira | aRede
PUBLICIDADE

Filme será exibido no SESC Estação Saudade nesta terça-feira

O projeto do Coletivo Inajá busca promover o acesso à cultura através de exibições cinematográficas gratuitas

O filme  ‘Antes do Amanhecer’ será exibido nesta terça-feira.
O filme ‘Antes do Amanhecer’ será exibido nesta terça-feira. -

Camila Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Coletivo Inajá proporcionará aos apreciadores da sétima arte, um momento magnífico através de um projeto. Nesta terça-feira (27), às 18h30, acontece a primeira sessão do ‘Cineclube Inajá’, no SESC Estação Saudade. O projeto visa fomentar o cinema em Ponta Grossa e descentralizar a produção audiovisual nacional, por meio de exibições cinematográficas quinzenais e gratuitas para todo o público.

Na noite desta terça será possível retornar ao passado, remetendo a história da nossa querida Estação Saudade, que por anos recebeu passageiros que carregavam histórias de vidas, igual os protagonistas do filme que será exibido.

FILME - O primeiro filme a ser transmitido pelo projeto é ‘Antes do Amanhecer’ (1995), dirigido por Richard Linklater. O romance com duração de 1 hora e 41 minutos conta a história de um jovem americano chamado Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), uma moça francesa. Ambos embarcaram em um trem com destino a Viena e o acaso os une, entre os inúmeros vagões. Ao longo do percurso, os jovens desenvolvem uma paixão passageira, compartilham histórias e trocam vivências, aproveitando os momentos que ainda lhes restam, antes de cada um seguir o seu destino final.

PROJETO - A palavra ‘Inajá’ tem origem tupi-guarani e pode ser traduzida como “mãe da água” ou “aquela que é como a água”. Mas, para os ponta-grossenses, o significado é ainda maior. O nome remete ao antigo cinema da cidade, o Cine Inajá, localizado no centro da cidade, esquina da XV de Novembro com a Sete de Setembro.

ESTAÇÃO - O final do século XIX e início do século XX foi um momento importante para a cidade de Ponta Grossa, pois marcou a chegada dos trilhos da ferrovia, fato que trouxe desenvolvimento à cidade através das enormes locomotivas. Duas estações se consolidaram na época, a primeira foi a Estação Paraná, inaugurada em 1894. Ela proporcionou grande impacto, pois, servia de ponto terminal da Estrada de Ferro do Paraná, ligando as cidades de Paranaguá, Curitiba e a Princesa dos Campos Gerais.

Cinco anos após a Estação Paraná chegar na cidade, entre 1899 e 1900, foi construída a Estação Saudade. Ou, conhecida antigamente como Estação São Paulo-Rio Grande, que era responsável pelo transporte de cargas, além de fazer o traslado de passageiros através da linha de Itararé (SP) e Uruguai. Por anos, a estação foi considerada de primeira classe em decorrência de sua localização e porte.

Em maio de 1990, as duas estações foram tombadas e o antigo barracão de cargas preservado, formando assim o Complexo da Ferrovia. Recentemente restaurada, o nosso Patrimônio Cultural do Paraná ainda carrega características originais da época. A característica marcante do local é a arquitetura neoclássica e art-nouveau.

Texto supervisionado por Rodolpho Bowens.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE