JEM marca abertura de piscina na Arena Multiuso de PG | aRede
PUBLICIDADE

JEM marca abertura de piscina na Arena Multiuso de PG

Novo espaço possibilitará que atletas da natação, bem como a comunidade, pratiquem a modalidade; Federação afirma que piscina não tem as medidas exigidas para competições oficiais

Funcionamento da piscina da Arena Multiuso é uma reivindicação antiga dos ponta-grossenses
Funcionamento da piscina da Arena Multiuso é uma reivindicação antiga dos ponta-grossenses -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa finaliza neste sábado (22), a primeira semana de atividades competitivas da 36ª edição dos ‘Jogos Estudantis Municipais (JEM)’, tradicional celebração esportiva que reúne a participação de 9 mil alunos das redes municipal, estadual e particular. O destaque para o fim de semana serão as competições na ‘Arena Multiuso’, que recebe as disputas no judô e natação, abrindo oficialmente a piscina do complexo – o novo espaço será inaugurado sem as medidas oficiais, segundo relatório da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), não podendo receber competições oficiais.

Até o final do evento, previsto para o próximo dia 29, serão realizados cerca de 1 mil jogos, com entrega de 1 mil troféus e 4 mil medalhas, em 16 praças esportivas de Ponta Grossa. Estão sendo disputadas 16 modalidades diferentes, além da 'Maratona Intelectual' e do 'Festival de Inclusão', que compreende diversas disputas para crianças com deficiência.

Conforme o secretário de Esportes, Marco Raasch, a primeira semana contemplou especialmente as disputas individuais, enquanto a segunda semana reunirá, principalmente, as competições dos esportes coletivos. “Uma destas competições contempla as disputas do vôlei, na Arena, que passa a ser um espaço de grande relevância para o esporte em nossa cidade”, comenta o secretário. “Além disso, destacamos a vontade de todos os participantes em praticar os esportes, mesmo com a instabilidade que enfrentamos no tempo. Teremos ainda muitas emoções ao longo dos próximos dias”, incentiva Raasch.

Piscina sem medidas oficiais

A Arena Multiuso de Ponta Grossa foi inaugurada em 28 de dezembro de 2012, pelo ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho. Desde então, o espaço vem enfrentando problemas, principalmente no que diz respeito as medidas oficiais dos espaços esportivos. Com mais de 5 mil m², o complexo esportivo nunca ‘decolou’ como as administrações municipais esperavam. E com a inauguração da piscina, mais um ‘problema’ foi identificado pela Federação de Desportos Aquáticos.

Em 28 de março deste ano, o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) questionou a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sobre as medidas da piscina. Além disso, a Associação de Pais e Amigos da Natação de Ponta Grossa (APANPG) acionou o Poder Executivo, solicitando que as adequações necessárias fossem feitas no espaço, já que o mesmo não poderia receber competições oficiais, de acordo com o relatório da FDAP – licitações e recursos já foram realizados e/ou enviados por deputados federais e vereadores ponta-grossenses para a piscina da Arena Multiuso.

Diante de toda essa situação, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) se manifestou, explicando que a “diferença em sua metragem obsta apenas o registro de eventual quebra de recorde, no entanto, não impede a realização de competição oficial”. Além disso, expôs que “não está sendo considerado pela gestão a reforma da piscina para corrigir a diferença na metragem da mesma”. Marco Raasch, secretário da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) de Ponta Grossa, também disse ao Portal aRede que uma adequação do espaço não está nos planos. “Não tem justificativa aceitável utilizar tanto dinheiro público e o tempo que ficará fechada nossa única piscina, para consertar um erro do passado”, avaliou.

Todo o trâmite está disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE