Câmara elege Odair Cunha para vaga de ministro do TCU com 303 votos | aRede
PUBLICIDADE

Câmara elege Odair Cunha para vaga de ministro do TCU com 303 votos

Presidente da Casa conseguiu emplacar, com 303 votos, aprovação de deputado do PT em acordo feito em 2024; nome ainda passará pelo Senado

Odair é deputado federal e advogado, com base política em Minas Gerais
Odair é deputado federal e advogado, com base política em Minas Gerais -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) foi eleito para uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU), pela Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (14).

Confira os números:

Odair Cunha (PT-MG): 303 votos

Elmar Nascimento (União-BA): 96 votos

Danilo Forte (PP-CE): 27 votos

Hugo Leal (PSD-RJ): 20 votos

Gilson Daniel (Podemos-ES): 6 votos

Brancos e nulos: 4 votos.

Agora, a indicação de Odair Cunha será formalizada em um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que precisará ser confirmado em votação pelo Senado.

O resultado representa uma vitória para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que apadrinhou o parlamentar e articulou a candidatura. 

Odair teve o apoio de Republicanos, PT, PP, MDB, PSB, PDT, PV, PCdoB, PSol, Solidariedade, Cidadania e PRD. As informações são do Portal do Metrópoles. 

Acordo

A candidatura fez parte de um acordo político costurado ainda em 2024, durante a campanha de Motta à presidência da Câmara. Pelo apoio do PT, ele se comprometeu a viabilizar o nome do petista para a vaga.

O TCU é composto por 10 ministros. Desse total, três são indicados pela Câmara, três pelo Senado e três pelo presidente da República, sendo que dois desses precisam ter vínculo com carreiras de Estado.

Ao todo, sete deputados disputaram a vaga aberta com a aposentadoria de Aroldo Cedraz, em fevereiro. Além da candidatura de Odair, também concorreram Danilo Forte (PP-CE), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Gilson Daniel (Podemos-ES) e Hugo Leal (PSD-RJ).

As candidatas da oposição, Soraya Santos (PL-RJ) e Adriana Ventura (Novo-SP), retiraram os nomes pouco antes da votação, em uma estratégia para concentrar votos em Elmar Nascimento, que tem bom trânsito entre partidos do Centrão.

A articulação, no entanto, não teve sucesso. O nome de Soraya foi lançado pela oposição, que, na semana passada, defendeu maior presença feminina no TCU, que hoje não tem ministras e teve somente duas ao longo da história.

Quem é Odair Cunha

É deputado federal e advogado, com base política em Minas Gerais. O parlamentar está no sexto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados e foi eleito pela primeira vez em 2002.

Em 2024, foi líder do PT na Câmara. Ao longo da trajetória, também atuou como vice-líder do governo e integrou a Mesa Diretora da Casa.

Dentro do PT, é visto como um nome mais ao centro, com perfil moderado e foco na articulação política. Diferentemente de outros quadros da legenda, evita protagonismo em pautas mais ideológicas e atua de forma mais pragmática.

Além da atuação no Legislativo, integrou o governo de Minas Gerais entre 2015 e 2018, quando ocupou a Secretaria de Governo na gestão de Fernando Pimentel.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right