Ninho de joão-de-barro deixa quase 2 mil consumidores sem energia elétrica; entenda
Interrupção durou cerca de uma hora e teve maior impacto em Rio Negro

Cerca de 1.900 consumidores ficaram sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira (4), entre Mafra e Rio Negro.
A interrupção durou cerca de uma hora e foi provocada por um ninho de joão-de-barro, construído próximo à rede elétrica, às margens da BR-116, entre o bairro Jardim América, em Mafra e a divisa com Rio Negro.
Em Rio Negro, 1.692 consumidores ficaram sem abastecimento e os bairros afetados foram: Bom Jesus (709 consumidores), São Judas Tadeu (333), Volta Grande (274), Campo do Gado (279), Vila Ema (68), Fronteira (28) e Passa Três (1). Já em Mafra, houve impacto no Jardim América (195) e no Campo da Lança (2).
O gerente da agência regional da Celesc, Leandro Gonçalves, explicou que esse tipo de ocorrência é recorrente. “O joão-de-barro costuma construir o ninho muito próximo aos fios. Em alguns casos, a ave sai do ninho e, ao abrir as asas, acaba provocando um curto-circuito. Em períodos de chuva, a água também atua como condutor e pode fechar o curto junto ao ninho”, detalhou.
Leandro destacou ainda que o sistema da concessionária permite reduzir o impacto da interrupção. “Os nossos equipamentos detectam o trecho onde está o defeito, energizam os consumidores que não estão nesse trecho por outros circuitos e isolam a área com problema para que as equipes possam percorrer, localizar e corrigir a falha”, afirmou.
Ainda, segundo o gerente regional, o abastecimento de energia já foi totalmente restabelecido nas duas cidades.




















