IBGE: desemprego fecha 2025 em 5,6%, melhor resultado da história
Segundo o IBGE, a Pnad Contínua encontrou 6,2 milhões de pessoas em busca de trabalho em 2025

A taxa de desemprego no Brasil encerrou 2025 em 5,6%. A taxa é a menor desde que a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua começou, em 2012. Em 2024, a taxa foi de 6,6%, o que representa uma redução de 1 ponto percentual em relação ao ano passado.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, a Pnad Contínua encontrou 6,2 milhões de pessoas em busca de trabalho. No fim de 2024, esse número equivalia a 7,2 milhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30/1).
Além disso, a taxa de desemprego histórica é acompanhada por outro recorde, o de número de pessoas empregadas no país, que chegou a 103 milhões em 2025. Com isso, o nível de ocupação alcançou o maior percentual da série histórica da Pnad Contínua, de 59,1%.
Informalidade e carteira assinada
A taxa de informalidade, ou seja, a proporção de trabalhadores sem carteira assinada ou sem registro, ficou em 38,1% da população ocupada no período, menor do que a observada no ano anterior, de 39%.
Segundo o IBGE, a variação negativa na informalidade foi influenciada pelo novo recorde no número de trabalhadores com carteira assinada, que chegou a 38,9 milhões, representando uma alta de 2,8% em relação a 2024.
Já o número de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado ficou em 13,8 milhões, mostrando um recuo de 0,8% no ano de 2025. O resultado representa um aumento de 28,8% em relação a 2014, quando esse havia 10,7 milhões de pessoas nessa condição.
Além disso, o número de trabalhadores por conta própria chegou a 26,1 milhões. O número representa um aumento de 2,4% na comparação entre os anos 2024 e 2025. Em relação à série histórica, iniciada em 2012, houve alta de 30,4%. Àquela época, foi registrado o menor contingente da série histórica: 20 milhões.
Serviço público
Em relação ao ano anterior, o setor de Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais houve aumento de 5,0% de pessoas ocupadas em relação a 2024. Este setor é o segundo maior e finalizou 2025 com 19 milhões de pessoas ocupadas. Quando a comparação é feita com 2012, início da série, é verificado o incremento de 34,9%, diante dos 14 milhões que havia naquele ano.
Último trimestre de 2025
Os dados mostram também que o desemprego no trimestre outubro, novembro e dezembro recuou 9% (menos 542 mil pessoas) no trimestre e caiu 17,7% (menos 1,2 milhão pessoas) no ano.
Informações: Metrópoles




















