Camilo Santana anuncia plano de sair do Ministério da Educação | aRede
PUBLICIDADE

Camilo Santana anuncia plano de sair do Ministério da Educação

Ministro planeja entrar em campo para assegurar reeleição de Elmano de Freitas ao governo do Ceará

Anúncio foi feito em meio ao crescimento de Ciro Gomes como candidato ao governo cearense
Anúncio foi feito em meio ao crescimento de Ciro Gomes como candidato ao governo cearense -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou a jornalistas nesta segunda-feira (19) que pretende sair da pasta nos próximos meses para se dedicar à disputa eleitoral em seu Estado, o Ceará. Eleito senador em 2022, Camilo planeja atuar na campanha de reeleição de seu sucessor no governo estadual, Elmano de Freitas, também do PT. A decisão final deverá ser anunciada até março.

"Qualquer saída minha do Ministério será para me dedicar à reeleição do governador Elmano e do presidente Lula. Poderei voltar para me dedicar, porque vocês sabem que o papel de ministro é no Brasil inteiro, muitas vezes fica ausente no nosso Estado. Vou me dedicar muito para que não haja retrocesso no Brasil e no Ceará", afirmou.

O anúncio do ministro é feito em meio ao acirramento da disputa pelo governo do Ceará, onde líderes de oposição a Freitas se organizam em torno do ex-governador Ciro Gomes, pré-candidato pelo PSDB. A última pesquisa de 2025, publicada pelo Instituto França, com 1,5 mil eleitores, indicou preferência pelo tucano, com 37% das intenções de voto, contra 31% do atual governador.

Caso entregue o cargo até o dia 31 de março, Camilo Santana ficará apto a concorrer ao governo cearense no lugar de seu sucessor, caso avalie que o papel de cabo eleitoral é insuficiente para deter a onda de rejeição a Elmano de Freitas. Uma eventual derrota petista encerraria o ciclo de mais de uma década de governos do partido no Ceará.


Com informações do Congresso em Foco 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right