Comitê do Nobel esnoba Trump, que se colocava como favorito ao prêmio | aRede
PUBLICIDADE

Comitê do Nobel esnoba Trump, que se colocava como favorito ao prêmio

'Baseamos nossa decisão apenas no trabalho e na vontade de Alfred Nobel', disse Jørgen Watne Frydnes, líder do Comitê Norueguês do Nobel

Donald Trump, presidente dos EUA
Donald Trump, presidente dos EUA -

Publicado por João Victor Lourenço

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Antes do anúncio do Prêmio Nobel da Paz de 2025 para María Corina Machado, líder da oposição ao regime autocrático de Nicolás Maduro na Venezuela, houve especulações sobre a possibilidade de o prêmio ser entregue ao presidente dos EUA, Donald Trump, alimentadas em parte pelo próprio presidente, amplificadas pela aprovação, nesta semana, do seu plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Jørgen Watne Frydnes, líder do Comitê Norueguês do Nobel, fez o anúncio do prêmio a Corina Machado nesta sexta-feira (10), no Instituto Norueguês do Nobel, em Oslo. E justificou porque Trump não foi o vencedor.

“Na história longa desse prêmio Nobel da Paz já vimos campanha, cartas e muito mais. Este comitê se reúne em uma sala cheia de retratos de todos os laureados, e essa sala está repleta de coragem e integridade. Portanto, baseamos nossa decisão apenas no trabalho e na vontade de Alfred Nobel”, disse Frydnes.

No último dia 30, Trump afirmou que seria “um insulto” aos EUA se ele não recebesse o Nobel da Paz. A declaração aconteceu durante o discurso do líder norte-americano frente a centenas de generais na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, em Virginia.

“Você vai ganhar o Prêmio Nobel?’ De jeito nenhum. Eles vão dar a um cara que não fez porcaria nenhum. Mas bem, vamos ver o que acontece, seria um grande insulto ao país, eu lhes digo. Eu não quero isso, eu quero que o país o ganhe. Nós deveríamos ganhar”, enfatizou.

Sete guerras

Trump argumentava que deveria ganhar o prêmio por ter apresentado uma solução para sete guerras no mundo, que segundo ele, matavam “milhares de pessoas”. Ele ressaltou que nunca na história um presidente ou um primeiro-ministro fez isso e frequentemente critica a Organização das Nações Unidas (ONU) ao dizer que os líderes dos países prejudicados pela guerra não recebiam nenhum telefonema do órgão.

Especialistas afirmam que o comitê normalmente se concentra na durabilidade da paz, na promoção da fraternidade internacional e no trabalho silencioso de instituições que fortalecem esses objetivos.

O prêmio do ano passado foi dado a Nihon Hidankyo, um movimento popular de sobreviventes japoneses do bombardeio atômico que trabalham há décadas para manter o tabu em torno do uso de armas nucleares.

O Prêmio Nobel da Paz é o único dos prêmios Nobel anuais a ser concedido em Oslo, Noruega. Quatro dos outros prêmios já foram entregues na capital sueca, Estocolmo, esta semana: medicina, na segunda-feira, Física, na terça-feira, Química, na quarta-feira e Literatura, na quinta-feira.

O vencedor do prêmio de Economia será anunciado na segunda-feira. A premiação repassa 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões) aos vencedores.

Com informações: Portal Metrópoles. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right