Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF
Comunicado foi feito no encerramento da sessão plenária do Supremo desta quinta; ministro presidiu a Corte até semana passada e deixa o cargo oito anos antes da idade limite
Publicado: 09/10/2025, 17:50

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicado foi feito no encerramento da sessão plenária do Supremo.
“É hora de seguir outros rumos”, disse Barroso, com voz embargada, interrompendo algumas vezes para tomar água. O ministro afirmou que se preparou para o momento e indicou que pretende lançar um livro de memórias e se dedicar a estudos.
Barroso, que presidiu o STF nos últimos dois anos, passou o comando da Corte na semana passada para o ministro Edson Fachin. Pela legislação, poderia seguir no cargo até 2033, quando completaria 75 anos — idade limite para ministros do Supremo.
Aos 67 anos, Barroso chegou ao STF em junho de 2013, indicado pela então presidente Dilma Rousseff.
Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Barroso é professor titular de Direito Constitucional na mesma instituição. Autor de diversos livros e artigos acadêmicos, também atuou como procurador do Estado do Rio de Janeiro antes de chegar ao STF.
Com informações de: InfoMoney.