Ciclone provoca temporais com queda de granizo e ventos fortes no Sul | aRede
PUBLICIDADE

Ciclone provoca temporais com queda de granizo e ventos fortes no Sul

Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, os ventos mais fortes devem ocorrer entre a tarde de domingo e a segunda-feira

A formação do sistema deve provocar alguma instabilidade
A formação do sistema deve provocar alguma instabilidade -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um novo ciclone extratropical deve se formar neste final de semana sobre a Argentina, trazendo chuva volumosa e ventos fortes a intensos para o país vizinho. Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema se organiza sobre o continente e, no primeiro dia de setembro, avança em direção à província de Buenos Aires antes de seguir para o Oceano Atlântico.

Diferentemente de outras formações recentes, o Rio Grande do Sul não deve sentir grandes efeitos do fenômeno. A explicação está na presença de um potente centro de alta pressão atmosférica sobre o Atlântico, cuja crista se estende até o território gaúcho e atua como uma barreira natural. Essa configuração vai desviar o ciclone para o Sul, em direção ao litoral da Patagônia, evitando que avance sobre o Uruguai e o extremo sul do estado.

Mesmo assim, a formação do sistema deve provocar alguma instabilidade. No domingo, há previsão de chuva em pontos da Metade Oeste, enquanto o restante do estado segue com tempo firme, sol e temperaturas elevadas. Na segunda-feira, a instabilidade persiste em áreas do Oeste e avança para o Sul, podendo alcançar outras regiões de forma isolada.

O contraste entre o ciclone, associado a uma área de baixa pressão, e o sistema de alta pressão no Atlântico vai favorecer ventos fortes de Leste a Nordeste no Rio Grande do Sul. As rajadas devem variar entre 40 km/h e 70 km/h na maior parte do estado no domingo, podendo passar de 80 km/h na costa e no Oeste. Na segunda-feira, o cenário se repete, com ventos igualmente intensos e possibilidade de rajadas acima de 80 km/h em alguns pontos, especialmente no litoral e na Serra.

Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, os ventos mais fortes devem ocorrer entre a tarde de domingo e a segunda-feira, com rajadas previstas entre 50 km/h e 70 km/h. Em áreas com influência da topografia, como as margens do Guaíba e regiões entre prédios altos, os valores podem ser ainda mais elevados.

Apesar da previsão de ventos intensos, a MetSul avalia que o risco de danos estruturais é baixo. No entanto, podem ocorrer cortes localizados de energia elétrica, embora não haja expectativa de grandes impactos na rede de distribuição.

Informações: Terra

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right