Coração de jovem catarinense salva vida de menina de 7 anos de SP
Elian Roberto Santiago teve morte cerebral confirmada na manhã de sexta-feira (1º), após passar 10 dias internado na UTI
Publicado: 03/08/2025, 10:49

O jovem Elian Roberto Santiago Elian Roberto Santiago de apenas 22 anos, teve sua vida interrompida após um grave acidente de moto na SC-418, em Santa Catarina. Morador de São Bento do Sul, Elian teve morte cerebral confirmada na manhã de sexta-feira (1º), após passar 10 dias internado na UTI. Sua história de vida e a decisão generosa da família marcaram o sábado (2) com uma mensagem de esperança: seu coração foi doado para uma menina de 7 anos, internada em São Paulo.
COLISÃO - O acidente que tirou a vida de Elian aconteceu no dia 21 de julho. Ele pilotava uma moto quando tentou ultrapassar um Fiat Palio na SC-418. Ao passar sobre tachões de sinalização, perdeu o controle da moto, colidiu contra a lateral do carro, caiu na pista e bateu com a cabeça no para-choque de um Corsa, que vinha no sentido contrário.
O impacto foi violento e causou traumatismo cranioencefálico. Ele foi socorrido inconsciente pelos bombeiros e levado ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, mas seu quadro evoluiu para morte cerebral.
DOAÇÃO - A decisão de doar os órgãos foi tomada em consenso pelos irmãos de Elian, com apoio das tias. Mesmo em meio à dor, a família enxergou na doação uma forma de dar continuidade à vida por meio de outras pessoas. Além do coração, que foi destinado à menina paulista, outros órgãos serão transplantados em pacientes catarinenses.
A operação de transporte do coração envolveu logística aérea e terrestre coordenada pela Central Nacional de Transplantes (CNT), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e da aeronave Arcanjo 03. A equipe médica chegou ao aeroclube de Rio Negrinho por volta das 9h20min deste sábado (2), vinda de São Paulo.
Em solo catarinense, foi levada até o hospital em Mafra para realizar a captação do órgão e, logo em seguida, o coração foi transportado por um jatinho de volta em tempo hábil para o procedimento na criança receptora.
HISTÓRIA - Elian havia recém-completado 22 anos, tinha um irmão gêmeo e era conhecido por seu esforço: chegou a trabalhar em três empregos ao mesmo tempo, o que lhe rendeu entre os familiares o apelido de “Julius” — em referência ao pai do personagem principal da série Todo Mundo Odeia o Chris, famoso por acumular múltiplos empregos para sustentar a família.
Nas redes sociais, amigos e familiares expressaram tristeza, mas também orgulho por sua última atitude. “Seu coração continua batendo forte, agora em outra vida. Você será eterno”, escreveu um dos amigos. Elian será velado neste domingo (3), na Capela Mortuária de São Bento, das 8h às 17h.
Com informações: Visor Notícias.