Ponte de Guaratuba utiliza toneladas de gelo na concretagem; veja vídeo
A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, alcançou a marca de 44,2% de execução em fevereiro
Publicado: 29/03/2025, 09:57

Além da grandiosidade da obra, que terá 1.244 metros de extensão, a celeridade e a utilização de materiais de qualidade garantem o diferencial para a estrutura, que é esperada há mais de 40 anos pelos moradores na região.
No período de novembro de 2024 a janeiro de 2025, uma técnica chamou a atenção no canteiro de obras: o uso de gelo na concretagem dos blocos de coroamento da ponte.
Foram utilizados até 100 kg de gelo a cada metro cúbico de concreto, totalizando aproximadamente 230 toneladas de gelo na concretagem, de acordo com o levantamento do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba. Confira:
Segundo a equipe de engenharia da obra, essa técnica, comum em grandes obras, tem como objetivo controlar a temperatura do concreto durante o processo de hidratação do cimento. A reação química libera calor, e em grandes volumes de concreto, como nos blocos de coroamento da ponte, esse calor pode causar fissuras térmicas. Ao manter a temperatura do concreto mais baixa, minimiza-se o risco de fissuras térmicas na estrutura garantindo a integridade da estrutura.
AÇO E CONCRETO - A obra, prevista para ser entregue em abril de 2026, já utilizou também mais de 2 mil toneladas de aço e 13.150 metros cúbicos de concreto já foram aplicados.
“A construção da Ponte de Guaratuba avança em ritmo acelerado, alcançando marcos importantes que refletem nosso compromisso com essa obra tão aguardada. Com mais de 44% de execução, já vemos a estrutura ganhar forma, impulsionando a economia local e garantindo um novo futuro para a mobilidade no Litoral do Paraná. Seguimos focados na qualidade, segurança e eficiência para entregar essa grande conquista à população”, destaca o diretor presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
“A magnitude da obra impressiona pelos números, pela sua celeridade de execução, qualidade e investimentos. É por isso o nosso comprometimento diário em fazer dessa, uma das maiores obras do Governo do Estado e com todo o diferencial que fará em termos de locomoção, economia e impulsionamento para a população do litoral do Paraná”, destaca a engenheira do DER/PR e fiscal da obra, Larissa Vieira.
NÚMERO DE CONTRATAÇÕES - Para que as obras saiam do papel, é necessária a mão de obra humana, formada por homens e mulheres que, diariamente, fazem o sonho da Ponte de Guaratuba se tornar realidade.
No auge das obras, são 634 pessoas contratadas nas mais diferentes funções, sendo 457 contratadas pelo Consórcio Nova Ponte e 177 subcontratadas, o que movimenta significativamente a economia na região. Entre os profissionais estão engenheiros, biólogos, marinheiros, oceanógrafos, soldadores, pedreiros, entre tantos outros, que executam suas funções dia a dia.
EMBARCAÇÃO DE APOIO - Para apoiar o trabalho, que acontece 24 horas por dia, são 5 embarcações que prestam suporte náutico, o que inclui 2 balsas com guindastes executando as fundações e 3 balsas de apoio para transporte de caminhões betoneiras com concreto e armação para as estruturas.
AVANÇO DAS OBRAS - No início da semana, foi iniciada a execução da chamada aduela de partida, peça fundamental para a construção da superestrutura no trecho estaiado da ponte.
A aduela é um elemento estrutural usado na construção de pontes, em especial as construídas pelo método dos balanços sucessivos, como no caso da Ponte de Guaratuba. Ela funciona como uma "peça" da ponte, construída aos poucos, partindo de um ponto central (como um pilar ou apoio), e avançando para ambos os lados, em um sistema de equilíbrio.
INVESTIMENTOS - Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de fevereiro, mostram que o contrato está com um avanço de 44,2% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 170.902.058,17 a preços iniciais.
O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.
A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Informações: Ponte de Guaratuba