EUA começam apuração de votos das Eleições para presidente
Indiana e Kentucky encerraram votação e iniciaram a apuração dos votos
Publicado: 05/11/2024, 20:42
A votação para presidente dos EUA está oficialmente encerrada em alguns distritos nos estados de Indiana e Kentucky, os dois primeiros locais a fechar as urnas no país. Após uma campanha turbulenta e com ineditismos, o dia da eleição ocorreu sem grandes imprevistos. Às 21h, no horário de Brasília, os primeiros estados, no Leste do país, encerrarão totalmente a votação.
Embora o dia oficial de votação tenha sido nesta terça, cerca de 78 milhões de um total de aproximadamente 160 milhões de eleitores já haviam votado de forma antecipada através dos correios ou locais específicos de votação — o que é permitido nos EUA. O alto número de eleitores que se anteciparam tornou a votação desta terça mais tranquila.
Pelo país, houve alguns relatos dispersos de atrasos na abertura de locais de votação por conta de condições climáticas, além de erros de impressão de cédulas e problemas técnicos, de acordo com um balanço da agência de notícias norte-americana Associated Press.
Os relatos, no entanto, foram “em grande parte eventos de rotina esperados e planejados”, disse a consultora sênior do diretor da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura Cait Conley.
Ao contrário da campanha, o dia também não teve discursos inflamados. O republicano Donald Trump votou nesta terça-feira na Flórida e afirmou que não contestará o resultado "se a eleição for justa".
Mais cedo, no entanto, publicou em suas redes sociais um vídeo de sua campanha com notícias falsas. No início da noite, o procurador-geral da Filadélfia contestou rumores de "fraude massiva" em urnas da cidade amplificados por Trump.
Kamala Harris, que já havia votado de forma antecipada, deu uma série de entrevistas a rádios e até bateu na porta de eleitores na Pensilvânia, um dos principais estados-chave.
Com informações: G1.