Mozart 'lança' música inédita após hiato de 233 anos | aRede
PUBLICIDADE

Mozart 'lança' música inédita após hiato de 233 anos

Obra com sete movimentos pequenos para trio de cordas tem duração de 12 minutos, sendo composta ainda na adolescência do compositor austríaco

Pesquisadores encontram partitura de música inédita de Mozart em biblioteca alemã
Pesquisadores encontram partitura de música inédita de Mozart em biblioteca alemã -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em uma surpreendente descoberta, pesquisadores trabalhando na última edição do catálogo Köchel, a compilação definitiva da obra musical de Mozart, encontraram uma partitura inédita do compositor austríaco em uma biblioteca em Leipzig, na Alemanha. A "nova" música de Mozart foi composta entre o meio e o fim da década de 1760, antes de sua primeira turnê na Itália, que começou em dezembro de 1969. Ainda um adolescente, talvez até um pré-adolescente, Mozart escreveu uma obra complexa de sete movimentos pequenos para um trio de cordas, com duração de 12 minutos.

A partitura descoberta não foi escrita de próprio punho por Mozart, mas sim uma cópia da versão original, provavelmente da década de 1780. A obra é intitulada "Ganz kleine Nachtmusik" (algo como "pouquíssima música noturna", em tradução livre) e foi escrita com tinta marrom-escura. Conforme os pesquisadores, essa não é a única peça perdida de Mozart. Uma lista compilada por seu pai enquanto ele ainda era vivo se refere a várias obras de música de câmara desconhecidas, aumentando a esperança de novas descobertas. A partitura inédita foi revelada durante a divulgação da última edição do catálogo Köchel, em Salzburgo, na última quinta-feira, 19. Trechos da nova composição de Mozart já podem ser ouvidos online.

Com informações de Superinteressante.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE