Mortes por enchentes no Rio Grande do Sul sobem para 147 | aRede
PUBLICIDADE

Mortes por enchentes no Rio Grande do Sul sobem para 147

Fim de semana chuvoso ainda fez com que número de pessoas fora de casa aumentasse para mais de 619 mil

Enchente em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, em 9 de maio de 2024
Enchente em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, em 9 de maio de 2024 -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com duas mortes confirmadas nesta segunda-feira (13), o Rio Grande do Sul chegou a 147 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabiliza 127 desaparecidos e 806 feridos.

O número de pessoas fora de casa subiu para mais de 619 mil. Quase 81 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).

Municípios afetados: 447

Pessoas em abrigos: 80.826

Desalojados: 538.241

Afetados: 2.115.703

Feridos: 806

Desaparecidos: 127

Óbitos confirmados: 147

Pessoas resgatadas: 76.470

Animais resgatados: 10.814

Chuva perde força, mas aumento dos níveis de rios e lagos causa alerta - A previsão do tempo aponta que a chuva deve perder força a partir desta terça-feira (14) no RS. Apesar disso, o poder público permanece em alerta por causa do aumento dos níveis de rios e lagos consequência dos acumulados de chuva dos últimos dias. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu no domingo (12) alerta de riscos hidrológicos e geológicos muito altos no estado. Milhares de pessoas estão fora de casa.

A Climatempo sinaliza que as regiões mais impactadas por isso são a Metropolitana de Porto Alegre, a Sul, dos Vales e Serra.

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba atingiu 4,8 metros na manhã desta segunda. A perspectiva é que ele possa voltar a ultrapassar 5 metros, chegando até 5,5 metros, de acordo com oInstituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na Região Sul, a apreensão é em relação ao aumento do nível da Lagoa dos Patos. O Canal São Gonçalo, em Pelotas, que deságua na lagoa, bateu a marca de 2,88 metros, o mesmo nível da enchente de 1941, na noite de domingo (12).

O Rio Taquari, que desagua no Guaíba, ultrapassou os 26 metros no domingo à noite em Lajeado. O Rio Caí, que já está em cota de inundação, deve "apresentar elevação, gerando inundações severas", conforme a Defesa Civil do estado.

Informações: g1

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE