Dados revelam que 32% das empresas são lideradas por mulheres | aRede
PUBLICIDADE

Dados revelam que 32% das empresas são lideradas por mulheres

Análise com base no PNADC detalha pontos da presença das empreendedoras no contexto negócios

Conhecida como Dona Cida, a empreendedora é perseverante e quer continuar aprendendo e sonha em fazer o negócio crescer.
Conhecida como Dona Cida, a empreendedora é perseverante e quer continuar aprendendo e sonha em fazer o negócio crescer. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um em cada três empreendimentos, aproximadamente, são comandados por mulheres. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como recorte o quarto trimestre de 2023. Ainda no levantamento, o Paraná conta com 1,648 milhões de empreendedores ou donos de negócios, formais ou informais.

Na divisão por setor, as mulheres estão mais presentes no setor de Serviços (44,2%), seguido por Comércio (18,7%) e Indústria (17,1%). Em relação ao rendimento médio mensal, 60,5% delas recebem até dois salários mínimos. A pesquisa também apresenta que o rendimento feminino é de R$ 2.981,00, menor do que a média masculina de R$ 4.051,00. Outro ponto da pesquisa é a formalização, 47,5% possuem CNPJ, além de que metade das donas de negócio (50,07%) são chefes de seus domicílios.

TERCEIRA IDADE- Foi em novembro de 2023 que Maria Aparecida de Paulo, de 66 anos, formalizou o seu pequeno negócio na área da alimentação na Sala da Mulher Empreendedora de Londrina. Microempreendedora individual (MEI), ela produz e vende tortas salgadas, de sabores variados, sob encomenda e em feiras da cidade. Também tem no cardápio pão de torresmo e rosca de calabresa defumada.

Segundo dona Cida, como é conhecida, o pequeno negócio ajuda a complementar a renda dela e do marido, ambos aposentados com um salário-mínimo. Mas, a empreendedora sonha em ir mais longe, por isso, está sempre em busca de conhecimento.

Ela conta que tem a Sala da Mulher Empreendedora de Londrina como referência. Quando tem dúvidas sobre o negócio, é lá que procura atendimento. É perseverante e, apesar da idade, busca sempre aprender mais. Prova disso é que ela acaba de concluir um curso de gastronomia e de ser convidada para dar uma oficina de tortas na Secretaria da Mulher do município.

“Para mim, é uma conquista, um sonho que eu tinha de ter o meu próprio negócio. Sempre trabalhei para os outros, de empregada, e não tive oportunidade de estudar quando mais nova. Como dizem por aí, não tem idade, tem que ter força de vontade e isso eu tenho bastante”, comemora.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE