População de Ponta Grossa precisa conhecer plano de contingência contra desastres
Conselheiro, produtor cultural e jornalista pede que os ponta-grossenses saibam dessas medidas, pois, se forem necessárias em situações críticas, ocorrerão de maneira ordenada
Publicado: 20/11/2025, 15:43

O conselheiro da área da Cultura do Grupo aRede, Eduardo Godoy, acredita que Ponta Grossa tem um robusto plano de contingência contra desastres naturais - o debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede sobre o assunto. Entretanto, ele questiona se a população conhece essas ações. Para ele, é importante que os ponta-grossenses saibam dessas medidas, pois, se forem necessárias em situações críticas, ocorrerão de maneira ordenada.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Eduardo, que é produtor cultural, jornalista, diretor-geral da Estratégia Projetos Criativos e diretor-executivo do Museu Cenas de Ponta Grossa - Eduardo também responde pela direção e produção do Festival Nacional de Teatro (Fenata) e Festival Universitário da Canção (FUC):
"A reportagem especial desta semana no Portal aRede mostrou como Ponta Grossa está preparada para enfrentar desastres naturais. Confesso que enquanto cidadão fiquei aliviado em saber que a cidade possui um Plano Municipal de Contingência que, pelo mostrado na reportagem, parece ser bem robusto e com ações bem planejadas pelo poder público.
A questão que fica, agora, é a comunicação com a sociedade acerca desse 'Plano'. O que se deve fazer no caso de um desastre? Quem procurar de imediato? Para onde ligar, para onde ir? As informações mostradas na reportagem são fundamentais para que a comunidade também esteja preparada e saiba agir rapidamente, não só o poder público.
Além disso, uma comunicação eficiente sobre previsões meteorológicas pode nos ajudar a prevenir possíveis danos. Infelizmente, com o aquecimento global, está mais do que claro que esses fenômenos climáticos extremos acontecerão cada vez com mais frequência, em diversos lugares. Uma comunicação eficaz é papel da imprensa e do poder público, podendo salvar vidas e evitar também danos econômicos".
CONSELHO DA COMUNIDADE
Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.





















