Criação de novos parques lineares exige atenção da segurança pública de PG
Conselheiro, que é advogado, lembra que locais são suscetíveis à criminalidade e precisam de policiamento preditivo
Publicado: 02/09/2025, 23:34

O conselheiro da área da Segurança do Grupo aRede, Jorge Sebastião Filho, vê como positiva a parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) para a recuperação dos fundos de vale do Município - entenda o projeto aqui. Porém, ele lembra que a criação de parques lineares precisa de atenção, já que os locais poderão ser suscetíveis à criminalidade.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Jorge, que é advogado, professor, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Ponta Grossa e corregedor-geral da OAB - Seccional do Paraná:
"A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa firmou parceria com a Unilivre para a realização de estudo urbanístico e ambiental nos arroios de Ponta Grossa visando a futura transformação destes espaços em parques lineares.
A experiência com novos parques em Ponta Grossa tem sido positiva, a exemplo da criação do Parque Linear e do Parque do Lago de Olarias. Esta experiência pode se tornar ainda melhor com base nos estudos e planejamento que serão realizados pelas instituições parceiras.
Em se tratando de espaços públicos, ponto muito importante para o sucesso dos novos parques é o estudo e planejamento na área de segurança pública.
Infelizmente, estes espaços públicos como praças e parques são espaços vulneráveis e suscetíveis à prática de ilícitos penais como danos ao patrimônio público, furtos e tráfico e uso de drogas.
Contudo, com o devido planejamento é possível projetar estes espaços de forma a dificultar as práticas ilícitas, com a utilização de equipamentos avançados de monitoramento eletrônico e geração de dados, além do policiamento presencial e localizado.
O policiamento preventivo é a melhor solução e hoje existe outra modalidade denominada policiamento preditivo, quando os órgãos de segurança pública, tomando por base os dados gerados pelos sistemas de monitoramento e planejamento estratégico, conseguem se antecipar a eventual prática de crimes.
Os parques e praças públicas são locais que permitem a aplicação deste tipo de policiamento preditivo, tendo em vista que os possíveis ilícitos praticados nestes ambientes são previsíveis.
Com a realização de estudos e desenvolvimento de projeto de segurança pública conexo aos estudos urbanísticos e ambientais, certamente teremos sucesso na efetivação destes novos espaços públicos para os cidadãos ponta-grossenses".
CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.